Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Equipa mais mexida vai ser encontrada no Vale do Romeiro

Artur Jorge - 11/06/2018 - 17:05

A “Equipa+Mexida” vai ser encontrada através de um conjunto de jogos em que são valorizados movimentos básicos como o correr, o saltar e o lançar.

Partilhar:

Correr, saltar e lançar, são as bases do programa Equipa+Mexida

As crianças do 2.º ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Castelo Branco vão ter oportunidade de concorrer ao “título” da Equipa+Mexida. É esta a designação da jornada desportiva que vai decorrer a meio da próxima semana (quarta-feira, dia 13) no Estádio Vale do Romeiro, numa parceria organizativa da Associação de Atletismo de Castelo Branco e da Junta de Freguesia.

Partindo dos movimentos básicos transversais às modalidades, e particularmente ao atletismo, como são o correr, o saltar e o lançar, o organismo associativo através do diretor técnico Luís Rechena e da estagiária Fabíola Mendes, preparou um conjunto de jogos para ser resolvido em equipa. E porque de uma proposta lúdica se trata, até o nome das estações distribuídas pelo relvado do estádio têm identificação divertida, que vai desde o jogo do “Carteiro” ao “Depressa e Bem”, passando por outros como a “Lagarta Humana”, o “Canguru” ou o “Speedy Gonzaléz”.

“Em muitos casos o insucesso desportivo prende-se com essa dificuldade de agilizar os movimentos básicos. O que propomos é que de uma forma divertida as crianças do 5.º e 6.º ano explorem aquilo que são as suas capacidade motoras básicas e que as potenciem”, explicou Luís Rechena na conferência de imprensa de apresentação do programa. A ideia é que cada turma das escolas da cidade apresente pelo menos uma equipa e, de preferência mista: três rapazes e três raparigas. “Já experimentámos isto numa escola e teve uma dinâmica extraordinária”, referiu o responsável técnico do atletismo distrital.

Os jogos vão começar ao fim da tarde, a partir das 19h30. As bancadas abrem-se aos familiares e a expetativa é criar um grande ambiente para assinalar o final do ano letivo. Leopoldo Rodrigues conta com o envolvimento dos agrupamentos para fazer do Equipa+Mexida “um momento de grande divertimento”. O presidente da Freguesia elogia a criatividade do desafio e insiste na ideia de que os jovens devem experimentar vários desportos para mais tarde poderem optar por aquele onde se sentem mais realizados. “E que, sobretudo, criem hábitos desportivos”, acrescentou.

COMENTÁRIOS