Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Rescaldo de cinco dias da grande festa do futebol feminino

Artur Jorge - 17/04/2019 - 15:12

Castelo Branco recebeu durante cinco dias o torneio interassociações de futebol de 7, escalão de sub-14. Juntou 21 seleções e motivou 55 jogos. Lisboa campeã.

Partilhar:

Castelo Branco acolheu as jovens promessas do futebol feminino

Castelo Branco foi uma cidade anfitriã à altura da 1.ª edição do Torneio Interassociações de futebol de 7 feminino, escalão sub-14. Durante cinco dias, de 8 a 12 de abril, 21 seleções de todo o país e ilhas, deram a conhecer o que se vai fazendo em Portugal nos escalões base de formação. O balanço desportivo é, francamente, positivo, mas sobressaiu a funcionalidade do complexo de relvados sintéticos da zona de lazer e sua envolvente, que caiu no goto de participantes e visitantes.

As duas associações distritais onde o futebol feminino tem mais impacto, por inerência das representações seniores, como Lisboa e Braga, disputaram a final ao fim da manhã da última 6.ª feira. A representação da capital, a mais forte em prova, sagrou-se campeã com naturalidade da Liga de Ouro (1.º ao 8.º): 4-0 às bracarenses. Viana do Castelo e Setúbal jogaram o 3.º e 4.º lugar, com triunfo (4-2) das vianenses. A este grupo chegaram ainda Ponta Delgada, Leiria, Algarve e as vizinhas de Portalegre.

A Liga de Prata (9.º ao 16.º) foi ganha por Beja na final com Coimbra (3-2). Castelo Branco, com um combinado muito jovem, não evitou o 21.º e último lugar. “Sabíamos que iríamos ter dificuldades no plano desportivo. A nossa base está no desporto escolar. Mas foi uma participação digna e que potenciou o gosto das meninas pelo futebol. É importante para desafiarem outras e aumentar o número de praticantes”, referiu Manuel Candeias.

O presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB) salientou o clima de festa que rodeou este interassociações. Refere que o balanço vai ser levado ao plenário da FPF, “onde se avaliará da pertinência de um interassociações neste escalão”. Para Manuel Candeias, “a exigência que é colocada às atletas sobe significativamente em relação ao que muitas estão habituadas”, fator que aconselha, pelo menos, “a ponderação”.

IMPACTO Onde Castelo Branco ganhou foi na imagem que passou para o exterior e na componente económica. “O complexo desportivo foi muito apreciado, ideal para este formato de competição, pois permite a realização de cinco jogos em simultâneo”. Por outro lado, este torneio oficial da FPF gerou 2500 diárias nas unidades de alojamento. “Tivemos, até, que colocar três seleções no Fundão, por falta de camas. E não foram só as comitivas. Houve muitos acompanhantes. Ficaram milhares de euros na cidade”, rematou o líder associativo.

 

 

“Lopes da Silva? Com mais um hotel…”

Depois da semana de festa do futebol feminino, o presidente da AF Castelo Branco volta a piscar o olho ao Torneio Lopes da Silva, a mais impactante competição do futebol jovem de seleções, em sub-14 masculinos. A chamada montra dos talentos.

“A complexidade é maior, envolve ainda mais gente. Com mais uma unidade hoteleira em Castelo Branco esse objetivo, que já tivemos, poderá ser retomado. Para 2020 ainda não. A partir do momento em que haja mais camas, pensarei seriamente numa candidatura”, referiu Manuel Candeias.

Um Torneio Lopes da Silva envolve mais de seiscentos agentes desportivos.

COMENTÁRIOS