Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Orientação: Bairro do Cansado quer por albicastrenses a praticar a modalidade

Artur Jorge - 10/07/2017 - 9:37

Secção de orientação foi criada há seis meses na ABC. Participa e organiza eventos e quer chamar jovens e menos jovens para a prática.

Partilhar:

Luís Quinta-Nova (esq.) é o responsável pela secção de orientação do Bairro do Cansado

Criada no início do ano com o objetivo de “promover o desporto de orientação e de outras atividades de ar livre”, a secção de orientação da Associação do Bairro do Cansado (ABC) traça um balanço “muito positivo” do primeiro semestre de atividades.

Luís Quinta-Nova, responsável pela secção, destaca a dinâmica participativa e organizativa e reafirma o propósito de “captar mais atletas e colaboradores”. O desiderato passa por alargar o número de praticantes, “jovens ou menos jovens”, desafiando-os a praticar um desporto de natureza que “conjuga a atividade física com a capacidade de interpretação do mapa, com vista à escolha do melhor trajeto”.

Nesta fase inicial, a secção conta com uma equipa de seis atletas que participam em eventos dos três rankings nacionais promovidos pela Federação Portuguesa de Orientação (FPO): Taça de Portugal de Orientação Pedestre, Taça de Portugal de Orientação em BTT e Taça de Portugal de Rogaine.

Na primeira competição, a Associação do Bairro do Cansado tem uma atleta, Dora Ferreira, em 3.º lugar da sua categoria (D218). Esta praticante fez um 2.º lugar no Campeonato Ibérico Feminino (Troféu Quijotes) em Toledo (Espanha) e um 3.º no Meeting de Orientação do Centro, em Leiria. Luís Quinta-Nova, Nuno Carvalho, Vitor Lopes e António Azinheiro, estão também classificados no ranking.

Já no ori-trail (ou rogaine), disciplina da orientação praticada em equipa, a formação constituída por Luís Quinta-Nova (ABC) e António Batista (Torres Vedras) encontra-se em 2.º lugar no escalão de veteranos. Obtiveram pódios em Sintra e Barcelos. Já Rogério Pereira tem defendido as cores albicastrenses na orientação em BTT: foi 10.º classificado nos campeonatos nacionais de sprint e distância longa, no final do mês de maio, em Braga.

A secção de orientação da ABC tem organizado e colaborado em eventos desportivos realizados em Castelo Branco, como no Open de Orientação da ESACB, na etapa do Circuito Território Centro (Sarzedas) e no mais recente Urban Challenge.

PROJETOS. A Associação do Bairro do Cansado pretende organizar dois eventos de âmbito nacional: um de ori-trail/rogaine em 2018 já incluído no calendário da FPO; e um da Taça de Portugal de orientação pedestre para 2019.

“Serão, igualmente, organizadas provas locais e treinos abertos à comunidade de Castelo Branco, com o objetivo de sensibilizar a população para a prática da orientação, rentabilizando os três mapas que foram produzidos especificamente para a prática da modalidade, na zona de lazer, zona histórica e quinta da Senhora de Mércoles”, conclui Luís Quinta-Nova.

COMENTÁRIOS