Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Fátima: Cultura e desporto com jornada nacional

- 07/06/2018 - 9:38

Fátima recebeu a 14.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, dedicada ao desporto – virtudes e riscos. Ruy de Carvalho recebeu prémio.

Partilhar:


A 2 de junho realizou-se em Fátima a 14.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, dedicada ao desporto – virtudes e riscos.

Houve tempo para ouvir D. João Lavrador, presidente da respetiva comissão episcopal, José Carlos Pereira, o diretor do secretariado nacional, Tomaz Morais, treinador de ragueby, P. Ismael Teixeira e Jorge Gabriel moderado por Maria João Costa; Paulo Pires Vale, professor universitário; Beatriz Gomes e Ribeiro Cristóvão, moderados por Maria João Costa; Gonçalo Tavares, escritor.
O dia terminou com a entrega do prémio – Árvore da Vida – P. Manuel Antunes, ao ator Ruy de Carvalho.
O encontro, aberto a crentes e não crentes, centrou-se no significado antropológico e nas atuais conexões socioculturais do Desporto - poética e ética do corpo e do espírito, poderes e desvios da irradiação social (negócio, corrupção, alienação, etc.).
Na Jornada os conferencistas refletiram também sobre a possibilidade de atualização da perspetiva cristã do ideal humanista de “mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são).
O tema foi escolhido na sequência das múltiplas intervenções do papa Francisco e dos seus antecessores sobre o Desporto, área que suscitou a criação de um departamento exclusivo por parte do Conselho Pontifício da Cultura.
Entre as numerosas iniciativas do Vaticano contam-se a primeira conferência global sobre fé e desporto, a organização de competições internacionais no campo do atletismo, futebol de salão e críquete, a participação de delegações da Santa Sé nos Jogos Olímpicos e a criação de equipas desportivas.

COMENTÁRIOS