Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Agricultura: Governo apoia rebanhos para prevenir fogos

Reconquista - 03/11/2018 - 11:18

No distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.

Partilhar:

Governo quer rebanho a limpar terrenos para evitar propagação dos incêndios. Foto arquivo Reconquista

O Ministério da Agricultura vai disponibilizar cinco milhões de euros para projetos de gestão de combustível florestal com recurso à pastorícia, para prevenir a propagação de incêndios.

O concurso foi aberto e os interessados podem candidatar-se até 30 de novembro, através da página do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

De acordo com as condições publicadas nesta página, no distrito de Castelo Branco há cerca de 60 freguesias elegíveis a estes apoios.

De acordo com o ministério o montante global de cinco milhões de euros “destina-se à implementação de ações de pastoreio, à instalação de sistemas de maneio e gestão do efetivo e ao aumento do efetivo de pequenos ruminantes nas áreas de rede primária e secundária de faixas de gestão de combustível e nas áreas de mosaicos de parcela de gestão de combustível identificadas pelo ICNF”.

A verba é financiada pelo Fundo Florestal Permanente e será repartida por cinco anos, em parcelas de um milhão de euros por ano.

Só para a zona abrangida pelo Programa de Revitalização do Pinhal Interior, do qual faz parte o concelho da Sertã, serão destinados 300 mil euros.

A estes apoios podem candidatar-se proprietários e entidades gestoras de terrenos, proprietários ou grupos de proprietários de efetivos de pequenos ruminantes, incluindo os rebanhos comunitários.

Estão ainda abertos a organizações de produtores florestais, entidades gestoras de zonas de intervenção florestal, entidades gestoras de áreas baldias, municípios e freguesias incluídos em áreas elegíveis.

COMENTÁRIOS