Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Feira dos Santos volta ao 1 de novembro

Reconquista - 01/11/2016 - 7:00

A realização desta feira tinha sido alterada há alguns anos devido à suspensão do feriado religioso do Dia de Todos os Santos.

Partilhar:

Os frutos secos são uma das atrações da feira. Foto Arquivo Reconquista

Em Alcains a tradição volta a ser o que era com o regresso da Feira dos Santos à data original.

A informação foi confirmada pela Junta de Freguesia de Alcains.

A realização desta feira a 1 de novembro tinha sido alterada há alguns anos devido à suspensão do feriado religioso do Dia de Todos os Santos, um dos que foi eliminado do calendário durante o anterior Governo.

Na altura a organização da feira, um dos acontecimentos mais importantes do ano na vila, optou por deslocar a festa para o primeiro domingo do mês, para que a população e os naturais pudessem participar.

A Junta de Freguesia de Alcains lembra que esta alteração é o cumprimento de uma promessa feita na altura da suspensão do feriado, ainda no anterior mandato.

“A Feira dos Santos regressa ao dia feriado, 1 de novembro, como ficou estipulado aquando da suspensão dos feriados. Logo que o feriado regressasse a feira retomaria o lugar tradicional no calendário de eventos da freguesia”, diz a nota enviada ao Reconquista.

A autarquia já começou a preparação e vai fazer a limpeza ou corte de matos na avenida 12 de Novembro, com a colaboração de equipas de limpeza da autarquia.

Segundo a junta este ano o corte dos matos na freguesia “envolveu complexidade acrescida”, devido às temperaturas atípicas e à redução da aplicação de herbicidas.

A realização da feira traz também os habituais condicionamentos de trânsito, nomeadamente na avenida 12 de Novembro.

Como habitualmente a Feira dos Santos é antecedida do reencontro das “maltas”, em que alcainenses de todas as gerações convivem com os amigos que nasceram no mesmo ano.

“A tradição era reencontrarem-se os mancebos que faziam juntos o serviço militar, posteriormente passou a ser um momento de reencontro de amigos de infância ou daqueles que pertencem ao mesmo ano de nascimento. Assim se constroem e evoluem as tradições, motivadas pela vontade dos povos em manterem vivos os laços que unem uns e outros”, diz a junta de freguesia.

 

Reportagem do Reconquista em 2013, quando o fim do feriado mudou a data

 

 

COMENTÁRIOS