Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Parceiros de Erasmus estiveram na região

Lídia Barata - 02/11/2017 - 8:00

o Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira recebeu 21 alunos e 14 professores oriundos de cinco países europeus, nomeadamente Áustria, Alemanha, Bulgária, Itália e Turquia, sendo este último o país coordenador do projeto.

Partilhar:

O grupo visitou a cidade de Castelo Branco

o Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira recebeu, de 22 a 27 de outubro, no âmbito do projeto Erasmus+, subordinado ao tema “Eurohuman”, 21 alunos e 14 professores oriundos de cinco países europeus, nomeadamente Áustria, Alemanha, Bulgária, Itália e Turquia, sendo este último o país coordenador do projeto.

Ao longo dessa semana de trabalho, os seis países parceiros debruçaram-se sobre os valores humanistas, com particular incidência na arte e desporto e participaram em atividades desenvolvidas na escola. Segundo a escola de acolhimento (Alcains, em Portugal), "apesar de todos os desenvolvimentos tecnológicos, as escolas parceiras deste projeto consideram importante prevenir e reforçar os valores humanitários", tal como consideram importante "a coesão social, uma cidadania ativa e crítica, a prevenção da radicalização e da violência". Apostam igualmente "na liberdade de expressão, no respeito pelos outros, reforçando o ensino e a prática destes valores comuns, ajudando na construção de sociedades mais inclusivas através da educação".

Durante estes dias, os alunos oriundos destes cinco países ficaram hospedados em casas dos alunos do Agrupamento, promovendo-se o contacto familiar e destas diferentes culturas. Efetuaram atividades de judo, numa colaboração da Escola de Judo Ana Hormigo, e natação com alunos com necessidades educativas especiais e alunos envolvidos no projeto, proporcionado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Metal (APPADCDM). Visitaram ainda a cidade de Castelo Branco, incluindo uma receção na Câmara Municipal. No último dia de atividades, foi feita uma atividade conjunta entre os alunos envolvidos e os utentes do Lar Major Rato, estreitando-se os laços entre diferentes gerações.

A próxima deslocação será à Sicília, em Itália, em abril do próximo ano, terminando depois o projeto em maio de 2018, em Antália, Turquia.

COMENTÁRIOS