Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Projetos da escola apresentaram-se à comunidade

Reconquista - 05/04/2018 - 8:00

Os projetos Cozinha com Ciência: Crackers de azeite e rosmaninho, Delícias da Vila e Papas de CaroMelo, que já estão a ser desenvolvidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, integrados na 15.ª edição do Prémio Ilídio Pinho Ciência na Escola, foram apresentados à comunidade na Feira do Queijo.

 

Partilhar:

Um dos produtos pode vir a ser comercializado

Os projetos Cozinha com Ciência: Crackers de azeite e rosmaninho, Delícias da Vila e Papas de CaroMelo, que já estão a ser desenvolvidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, integrados na 15.ª edição do Prémio Ilídio Pinho Ciência na Escola, foram apresentados à comunidade na Feira do Queijo de Alcains. Subordinados ao tema central “A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização”, estes foram os projetos aprovados este ano e que já se encontram na fase de desenvolvimento, esperando ter uma classificação positiva no apuramento final.

Nos meses de fevereiro e março as turmas do 2.º ano de Alcains, responsáveis do projeto "Delícias da Vila", deslocaram-se ao Monte Cabeço do Carvão e realizaram várias experiências com o queijo de Alcains e os cogumelos da Iguarias de Shittake. No mesmo período, a turma do pré-escolar da Póvoa de Rio de Moinhos deu mais um passo na confeção das suas “Crackers de azeite e rosmaninho”, com a ajuda da professora Sandrine Ginja e dos parceiros Lusitana e Meltagus. Assistiram a uma palestra dinamizada por Susana Morgado, da Meltagus, onde aprenderam de onde vem e como se produz o mel, que usaram nos seus bolinhos. Estas bolachas foram dadas a provar na feira, no stand da Associação de Pais do Agrupamento, que se juntou assim à divulgação dos projetos. Mas além das crackers, os visitantes puderam também provar as Papas de CaroMelo, que as turmas A e B do 4º ano de Alcains desenvolveram. Na Escola Agostinho Roseta, em Castelo Branco, colocaram “as mãos na massa” e confecionaram as papas com cogumelos. A Lusitana forneceu o carolo, as Iguarias de Shitake os cogumelos e a Escola Agostinho Roseta, na pessoa do Chef Leonel Barata, disponibilizou a cozinha para esta experiência. Experimentaram todo o processo de confeção de uma refeição completa, mas também fazer as famosas papas de Alcains, a que juntaram cogumelos Shitake e Portubello, ingrediente que também adicionaram ao pudim da Beira Baixa.

Quanto ao projeto Delícias da Vila, os alunos deram a provar, no stand do parceiro Cabeço do Carvão, o seu queijo com cogumelos Shittake e o queijo de Alcains para barrar com ervas aromáticas, tendo já conseguido o interesse de uma empresa local para comercializar este produto inovador.

COMENTÁRIOS