Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Alcains: Que comecem as “festinvidades”

José Furtado - 18/08/2016 - 10:00

O Festins anima a vila até sábado com um programa que mistura novos talentos e nomes consagrados.

Partilhar:

O exterior do Museu do Canteiro recebe o palco do festival. Foto arquivo/ Festins

O festival que apresenta hoje as bandas do futuro está de regresso a Alcains. O solar Ulisses Pardal recebe a partir desta quinta-feira, dia 18, mais uma edição do Festins, com um cartaz que volta a reunir nomes que despontam mas também alguns consagrados. É o caso de The Legendary Tigerman, que irá estar em Alcains no próximo sábado.

A novidade e a diversidade são pontos de honra da organização, que está nas mãos da associação Alzine. João Marques reitera que o objetivo do festival “passa por trazer bandas portuguesas que estão a despertar para o mundo da música com ideias novas”, uma filosofia que é seguida por outros festivais, o que deixa satisfeita a organização deste.

As pessoas que visitam o festival, que soma nove edições, “chegam muito sem saber o que vão ver e acabam por ser surpreendidas”. Quem o prepara pensa não só no cartaz mas também na decoração do espaço exterior do solar onde fica o Museu do Canteiro. Definir o cartaz “nunca é fácil mas temos uma equipa que trabalha e planeia com bastante antecedência, logo a partir de novembro ou dezembro”.

O festival começa por ser preparado por um núcleo duro de sete pessoas da direção mas à medida que a data se aproxima conta com uma equipa que os ajuda na construção do cartaz, na divulgação e na angariação de voluntários. No auge do evento trabalham cerca de 100 pessoas.

“Contamos única e exclusivamente com voluntariado. É uma carolice pela cultura e pela divulgação do concelho de Castelo Branco”, diz João Marques. O bairrismo inato de Alcains facilita a organização, reconhece.

“As pessoas mostram interesse antes de procurarmos essa ajuda e isso deixa-nos extremamente orgulhosos”. E vão ao festival mesmo que a música que por lá passa não lhes diga nada.

“Acabam por trazer a família, alguns de Lisboa e do Porto. Tenho amigos e conhecidos que são emigrantes e marcaram as férias de propósito para esta semana”.

Os bilhetes estão à venda há vários meses e os organizadores esperam cerca de 10 mil pessoas nos três dias do evento. O arranque do Festins coincide com o final do Boom, que poderá influenciar o número de entradas. João Marques diz que há dados concretos “que provam que de dois em dois anos (a regularidade da realização do Boom) há um acréscimo de pessoas”, embora não haja um estudo aprofundado sobre esta influência. No entanto há histórias como a dos três japoneses que há dois anos “vieram a pé de Idanha e acabaram por ficar e gostar”, depois de terem ficado curiosos com o cenário montado junto ao solar.

Novos e veteranos juntos no cartaz

The Legendary Tigerman é um dos nomes fortes do cartaz deste ano do Festins. O projeto de Paulo Furtado apresenta-se na noite de sábado (1H00), na mesma ocasião em que passam pelo Festins nomes como Marta Ren, Golden Slumbers, Pás de Probléme e Gogo & Go.

O festival abre esta quinta-feira às 22H30 com Benjamim, contando ainda com Da Chick, que este ano representou Portugal no Eurosonic, considerado o maior festival de música europeia que serve também para contactos dos artistas com o universo do meio. Mike El Nite encerra a primeira noite com um DJ set.

Na sexta-feira a partir da mesma hora passam pelo palco The Act-Ups, Ditch Days, Sensible Soccers e Switchst(D)ance. Os bilhetes continuam à venda.

 

COMENTÁRIOS