Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Almaraz: Central comunica falha de funcionamento

José Furtado - 17/01/2017 - 18:39

O incidente comunicado ao conselho de segurança não terá provocado consequências para o ambiente e pessoas.

Partilhar:

A central regista o primeiro incidente de 2017 numa altura em que está na ordem do dia. Foto DR

A administração da central nuclear de Almaraz comunicou ao Conselho de Segurança Nuclear (CSN) de Espanha um incidente ocorrido na central situada a cerca de uma centena de quilómetros da fronteira com o distrito de Castelo Branco.

O comunicado do CSN com data desta terça-feira, dia 17, refere que aconteceu o arranque automático de uma das bombas acionadas por motor elétrico do sistema auxiliar de alimentação de água, durante a realização de um ensaio.

As motobombas de água que servem a central são alimentadas por eletricidade e em caso de falha existem geradores a diesel que são acionados automaticamente e cuja verificação do funcionamento é feita através de botões, explica o CSN.

Foi um desses botões que terá revelado falhas de contacto.

“Uma vez identificada a falha, o titular substituiu o mencionado botão e declarou como em serviço o sequenciador afetado”, garante o CSN.

A situação “não teve repercussão nem nas pessoas nem no meio ambiente” e foi classificada provisoriamente com o nível zero da escala INES, o nível mais baixo da Escala Internacional de Ocorrências Nucleares.

Este é o primeiro incidente reportado este ano pela administração da Central Nuclear de Almaraz.

Em 2016 a central nuclear foi a que mais incidentes reportou em Espanha, com sete notificações, a última das quais ocorrida em outubro e com classificação de nível 1.

Este caso é conhecido no mesmo dia em que a Comissão Europeia confirmou a receção da queixa do Estado português contra Espanha pelo país vizinho ter autorizado a construção de um armazém de resíduos nucleares em Almaraz sem ter promovido um estudo de impacto transfronteiriço. 

COMENTÁRIOS

#DeMattosSébastien
à muito tempo atrás
Nem de propósito este acidente acontecer agora que está em todas as agendas. Será bom que o Ministério do Ambiente coloquem equipas e aparelhos de monitoramento junto do Tejo e junto da fronteira, pois o nível de gravidade é sempre um nível acima do que estes dizem.
teresa
à muito tempo atrás
Acabem com o nuclear e mudem para energias limpas, antes que seja tarde demais.