Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Almaraz: Espanha autoriza armazém nuclear. Portugal contesta em Bruxelas

Reconquista - 30/12/2016 - 11:26

Confrontado com a situação o ministro português admitiu que irá recorrer à Comissão Europeia. Verdes querem ouvir ministro no Parlamento com urgência.

Partilhar:

O armazém vai receber resíduos nucleares. Foto DR/ Arquivo

O Estado espanhol autorizou a construção do armazém de resíduos nucleares que vai servir a central de Almaraz, próxima da fronteira com o distrito de Castelo Branco.

As obras deste armazém têm assim luz verde para começar no novo ano e estarem concluídas em cerca de 13 meses, o que aponta para a sua entrada em funcionamento em 2018.

A decisão foi recebida em Portugal com apreensão, com o ministro do Ambiente João Pedro Matos  Fernandes a manifestar surpresa e a dizer que a legalidade não foi cumprida, nomeadamente no que diz respeito ao impacto transfronteiriço.

Confrontado com a situação o ministro português admitiu que irá recorrer à Comissão Europeia, algo que já tinha colocado como hipótese antes da posição mais recente por parte de Espanha.

Do lado espanhol a decisão tem sido criticada pelas associações ambientalistas mas também pelo governo autónomo da região de Extremadura, onde a central se encontra, notícia o jornal espanhol El Periódico Extremadura.

REAÇÕES O Partido Ecologista Os Verdes já pediu a audição do ministro do Ambiente na respetiva comissão parlamentar, um pedido apresentado a 6 de dezembro e aprovado por unanimidade.

Devido às últimas notícias os ecologistas solicitaram que a audição seja marcada com urgência, já para dia 3 de janeiro

Os Verdes recordam que alertaram, por diversas vezes, o ministro para esta situação.

“Pedimos ao Governo português para que fosse proactivo e empenhado em fazer-se ouvir perante o Governo espanhol, porque o que estava em causa era um projeto com impacto transfronteiriço, de risco evidente para o território nacional, e em particular para o rio Tejo, tendo em conta não apenas a perigosidade que representa o nuclear, mas também a proximidade da central nuclear a Portugal. Mais, chamámos a atenção para o facto de o Governo de Espanha estar a avançar, ignorando o Governo português e os seus direitos de pronunciamento e participação, que o nosso país tem por direito próprio, num projeto com impacto transfronteiriço”, dizem em comunicado.

Os Verdes estranham a surpresa com a decisão já demonstrada pelo ministro português.

“Espanha não teve uma atitude decente e o Governo português foi demasiado passivo em todo este processo”.

 

Notícia atualizada às 16H40 de 30 de dezembro com a posição do PEV

COMENTÁRIOS

De Mattos Sébastien
à muito tempo atrás
ALMARAZ - O RIO TEJO - E O MENOSPREZO E ARROGÂNCIA DA ESPANHA em relação a nós Portugal.

Fico com a impressão de que o Senhor Ministro já está a atirar com a toalha ao chão, sem lutar pela população portuguesa e nosso País. Espero bem que o snr PM , os Grupos Parlamentares e a própria Assembleia da Republica intervenham e que daqui saia um plano sobre o que deve ser feito pois está a nossa segurança em causa, entre outras coisas,tipo o afrontamento, menosprezo pelo nosso País Aparentemente há também ilegalidades no âmbito de algumas Directivas Comunitárias. Não estou seguro, mas talvez o Governo tenha andado a titubear pois teve tempo mais que suficiente para pressionar a Espanha e de diversas maneiras, e de por ex de pedir uma Cimeira Extraordinária, ameaçar com a Comissão Europeia,, e já para não falar no trunfo da ameaça do corte de relações,... ameaçar fechar a embaixada em Madrid e etc. É verdade que Portugal como está igualmente na Comunidade Europeia e Espaço Schengen, e sendo vizinhos Ibéricos e com interesses económicos cruzados não tem muitas possibilidades de ameaçar! veja artigo completo no blog e desejo um bom 2017 https://sos-riotejo.blogspot.p...