Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Amato Lusitano: Liga de Amigos do hospital celebra 23 anos

José Júlio Cruz - 23/05/2019 - 9:00

Um dia repleto de atividades assinala a efeméride, celebrando também os 42 anos da própria instituição hospitalar.

Partilhar:

Carlos Almeida é o atual presidente da Liga de Amigos do HAL

A Liga dos Amigos do Hospital Amato Lusitano (HAL), de Castelo Branco, vai festejar o seu 23º aniversário no mês em que o próprio hospital albicastrense celebra o seu 42º aniversário. Assim, no próximo dia 29 de maio (uma quarta-feira), a liga assinala a data organizando um dia repleto de atividades dedicado à efeméride.

O dia começa com uma conferência às 10H00 na sala de sessões do HAL sobre “A espiritualidade em saúde” que será proferida pelo padre José António Gonçalves. Segue-se um momento que dá corpo ao trabalho de voluntariado que ali decorre quotidianamente e que o presidente da Liga de Amigos do HAL, o enfermeiro Carlos Almeida, explica como sendo “o resultado do muito trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos”.

Este responsável refere ao Reconquista que “o corpo visível da liga que é o voluntariado desenvolve várias ações de humanização nesta instituição e nos últimos anos, por exemplo, temos vindo a equipar todas as enfermarias com televisão”. “Em 2018 oferecemos ao serviço de Psiquiatria todo o mobiliário para o seu jardim terapêutico e em 2019 decidimos criar um concurso de ideias cujo objetivo era que os funcionários apresentassem propostas de humanização de espaços aqui no hospital”, acrescenta.

Fruto desse concurso de ideias promovido pela Liga de Amigos do HAL e que teve como mote «Uma ideia para a vida» saiu vencedor o projeto «Humanização das camas de conforto» do serviço de Medicina Interna, entre as onze propostas apresentadas. “A filosofia de trabalho a adotar nas camas de conforto baseia-se numa abordagem paliativa”, esclarece-se tendo em vista, entre muitas outras coisas, o melhoramento do bem estar e da qualidade de vida dos doentes.

A decoração subtil e a harmonia do ambiente fazem também parte deste projeto que envolve seis camas (três de mulheres e três de homens) e que contempla ainda a compra “de quatro cadeirões reclináveis para o levante do doente ou para os seus familiares quando permanecem na unidade como figura de acompanhante”, como é explicado.

Na prática, como revela Carlos Almeida, a fase que se segue é a da entrega de um cheque de cinco mil euros que suportará a execução do projeto vencedor, uma verba recolhida junto de um conjunto de entidades públicas e privadas. Este momento é o que se segue ao do final da conferência já referida e que antecede a celebração de uma eucaristia por parte do padre José António Gonçalves.

O presidente da Liga de Amigos do HAL realça também ao Reconquista que “na eucaristia vão fazer o seu compromisso com a liga as sete novas voluntárias que acabaram recentemente a sua formação”. Atualmente são cerca de sete dezenas as pessoas que em regime de voluntariado colaboram com esta liga de amigos do hospital albicastrense.

“Estamos a crescer também neste aspeto”, frisa Carlos Almeida, sublinhando que “esta direção tem-se pautado muito por ir ao encontro do doente, criámos inclusivamente um «kit acolhimento» que é disponibilizado a quem precisa e efetuámos diversas campanhas ao longo do ano, procurando no nosso dia a dia sensibilizar quem trabalha nesta instituição para que nos ajudem a procurar onde é que o nosso hospital precisa da nossa intervenção”.

Aposta na formação do voluntariado é outra das questões que não é descurada na ação de uma liga que se constituiu como Instituição Particular de Solidariedade Social e que por essa razão se rege perlas normas destas entidades, pelo que a atual Direção está em final de mandato, o que obrigará em breve a que se inicie um novo processo eleitoral no seio da mesma.

COMENTÁRIOS