Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

América Latina: Queijos da Beira encantaram no Peru

José Júlio Cruz - 11/10/2017 - 14:43

A InovCluster esteve no Peru com produtos regionais portugueses. Foram promovidos o vinho, o azeite, o licor de ginja, o queijo, os chás, as azeitonas e as compotas. Os queijos brilharam.

Partilhar:

As provas decorreram no local do certame e valorizaram o produto beirão. FOTO InovCluster

A InovCluster, Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, participou pela primeira vez na ExpoAlimentaria Peru entre os dias 27 e 29 de setembro precisamente na capital daquele país (Lima). Segundo esta associação sedeada em Castelo Branco informou a imprense, "nesta primeira abordagem ao mercado foram promovidos vários produtos agroalimentares portugueses, como vinho, azeite, licor de ginja, queijo, chás, azeitonas e compotas".

No decorrer do evento, de acordo com a mesma informação, "existiu uma plena aceitação dos produtos apresentados, com foco nos queijos, azeite, azeitonas e vinho e foram identificadas várias oportunidades de negócio tanto para o mercado peruano como para o mercado russo, italiano, colombiano e brasileiro". Para o presidente da Inovcluster e da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, "a internacionalização continua a ser uma aposta para as empresas do setor agroalimentar".

“A aposta na diversificação de mercados e em mercados menos trabalhados associa-se a um retorno mais favorável para as empresas que se lançam nesta conquista. Esta ação não será certamente a única que a Inovcluster realizará neste mercado. Tencionamos reforçar a nossa atuação no mercado peruano”, reforça Luís Correia, citado através da informação prestada por esta associação.

O stand da Inovcluster foi visitado pelo especialista em queijos, Victor Tecnias que, por considerar os queijos com características únicas, selecionou quatro da região de Castelo Branco (Queijaria Lourenço, Queijaria Almeida e Queijaria Sabores da Soalheira) para uma sessão de prova de queijos que decorreu em paralelo com a feira e que foi exclusivamente dedicada aos queijos de Castelo Branco. Esta sessão contou com a participação de Luis Pinto de Andrade, vice-presidente da Inovcluster.

No último dia do evento o stand da Inovcluster contou ainda com a presença da Embaixadora de Portugal no Peru, Helena Coutinho, e da ministra Conselheira Isabel Raimundo.

"Este certame, apresentado como uma das principais feiras latino-americanas do setor agroindustrial afirma-se como o ponto de encontro internacional de empresas exportadoras e importadoras dos cinco continentes", destaca a mesma informação, dando conta de que o evento consegue juntar produtores, vendedores e importadores ao nível mundial e contou com mais de 683 empresas expositoras provenientes de 15 países. Na edição de 2016 registaram-se um total de 43.613 visitantes provenientes de 77 países.

COMENTÁRIOS