Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

António Fernandes (1917-2016): In Memoriam

António José Rolão Vaz - 05/01/2017 - 9:48

António Mendes Fernandes nasceu na Soalheira, Fundão, no dia 27 de Dezembro de 1917, filho de João Luís Fernandes e Maria Cristina Mendes – morreu no Tortosendo, no dia 26 de Dezembro de 2106.

Partilhar:

António Mendes Fernandes nasceu na Soalheira, Fundão, no dia 27 de Dezembro de 1917, filho de João Luís Fernandes e Maria Cristina Mendes – morreu no Tortosendo, no dia 26 de Dezembro de 2106. Sacerdote e homem de sólida cultura, fica na memória de todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer como uma referência de preciosas amizades e afinidades humanas, no desenvolvimento de uma visão sempre atenta à Covilhã e à região da Cova da Beira, desde logo, e à Vila de Soalheira.
Desde que no final de 1963 assumiu a direcção do semanário Notícias da Covilhã, o Padre Doutor António Mendes Fernandes deixou nos editoriais que escreveu um olhar e um pensamento de uma cidade e uma região cada vez mais em extensão da Universidade - «a universidade da Comunidade». Foi nesse plano maestro de muitas polifonias, como no plano da sua disciplina predilecta – a música -, porque entendia que não podia recusar serviço de missão, mas as áreas em que mais se distinguiu foram o Direito Canónico e a Educação Católica. 
Quando o povo da Soalheira o homenageou, através das suas instituições e associações, em 22 e 23 de Setembro de 2001, dedicou-lhe um Colóquio Cultural para leitura da sua obra literária, artística, filosófica, teológica e jurídica. E também remetendo ao Aguarela de uma Vila chamada Soalheira, Subsídios para uma Monografia, escrita em 1998, que organiza uma declaração de amor do autor à Soalheira, para a caracterizar. Dedicou-lhe as quadras que aqui reproduzimos quando da sua elevação à categoria de Vila:

Soalheira, de almas claras
Banhadas pelo sol ardente,
De um só rosto e uma só fé
É a feição da tua gente.

Passando de aldeia a Vila
Melhores tempos vão chegar,
Trabalhando em união
Conjugando o verbo Amar.

Senhora das Necessidades
És Rainha e Padroeira,
Abençoai, Senhora Nossa,
O povo da Soalheira.

Com a expressão das mais sentidas condolências à família, A Junta de Freguesia de Soalheira.
António José Rolão Vaz

COMENTÁRIOS