Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

APEFCB: Encontro Regional de Professores

Reconquista - 29/03/2018 - 8:00

A APEFCB lançou o desafio e os professores esgotaram as 45 vagas do Encontro Regional de Professores de Educação Física, promovido no dia 24 de março, em Castelo Branco, integrado numa iniciativa do Conselho Nacional dos Profissionais e Professores de Educação Física. 

Partilhar:

O encontro preencheu as 45 vagas disponíveis

A Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco (APEFCB) lançou o desafio e os professores esgotaram as 45 vagas do Encontro Regional de Professores de Educação Física, promovido no dia 24 de março, em Castelo Branco, integrado numa iniciativa do Conselho Nacional dos Profissionais e Professores de Educação Física. Durante duas semanas, estes profissionais discutiram e analisaram os desafios atuais e futuros, relacionados com a avaliação das aprendizagens dos alunos nesta disciplina.

No encontro de Castelo Branco, para além do distrito, participaram também professores dos distritos da Guarda, Leiria, Portalegre e Santarém. Participaram ainda vários atletas/alunos de reconhecido valor desportivo e académico, os quais deram o seu testemunho, em vídeo, sobre a importância da Educação Física na sua vida, nomeadamente no que diz respeito à sua carreira desportiva e académica.

Dinamizaram a iniciativa João Ramalho, membro da direção do Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física, Jorge Cardoso, membro da direção da APEF de Castelo Branco, e Nuno Fonseca, também associado e professor de Educação Física na Escola Secundária Amato Lusitano.

João Ramalho iniciou a sessão apresentando todo o trabalho realizado nesta matéria pelo movimento associativo desde 2012. Seguidamente, Nuno Fonseca, o moderador do encontro, focou pontos-chave, de modo a estimular a participação e dar início ao debate/reflexão. Os professores partilharam as suas experiências e preocupações, relativamente à avaliação e ao planeamento em Educação Física, reforçando a necessidade de se realizarem novos encontros de formação para aprofundar a temática.

Os professores presentes congratularam-se, por unanimidade, com a aprovação dos projetos de resolução apresentados, pelo PCP e BE, e aprovados no dia 23 de março na Assembleia da República, no que refere ao reforço da carga horária da disciplina de Educação Física e a nota da disciplina voltar a contar para a média de acesso ao ensino superior. Esperam agora que o governo aplique de imediato as recomendações de forma a serem implementadas já no ano letivo 2018/2019. Para dar continuidade ao debate, a APEF de Castelo Branco está a trabalhar na organização de uma nova iniciativa, a realizar no mês de junho, a qual consistirá na partilha de práticas de avaliação e planeamento na Educação Física entre várias escolas, de modo que essa partilha possa ter reflexos no próximo ano letivo.

COMENTÁRIOS