Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Atletismo: Corrida do comendador coloriu a cidade

José Júlio Cruz/ Artur Jorge - 10/10/2018 - 11:36

Mais um grande nome do atletismo português veio participar numa prova, cujo vencedor também foi um leão, mas da floresta.

Partilhar:

Centenas de atletas alinharam à partida

Paulo Guerra, um dos mais valiosos atletas de corta-mato que o atletismo português já produziu, foi o padrinho da 6.ª edição do Prémio de Atletismo Comendador Joaquim Morão, tal como Reconquista noticiou oportunamente. A prova do Núcleo do Sporting em Castelo Branco realizou-se no passado domingo, dia 7, tendo percorrido algumas das principais artérias da cidade albicastrense no formato habitual: uma corrida de um pouco mais de 10 mil metros com incursão pelo parque urbano da cidade e uma caminhada com cerca de 5 km.

A caminhada teve este ano a particularidade de contar com um grupo de amigos de quatro patas que um centro veterinário com a colaboração de um ginásio da cidade decidiram unir para participar nesta atividade desportiva, formando uma equipa de caminhantes e os seus cães.

Ainda antes do tiro de partida, o ex-atleta animou todos os participantes à mesma, lembrando inclusivamente os tempos "em que o Sporting me foi buscar a uma aldeia do alentejo, Barrancos, para vestir a camisola do clube". "Sempre fui sportinguista e foi com muito orgulho que durante anos servi com dedicação esse grande clube português", realçou.

Paulo Guerra fez questão de alinhar à partida, apesar de algumas limitações fruto de uma lesão que se encontra a debelar, porque, como justificou, "hoje é com estas participações que tento devolver ao clube e à modalidade parte do muito que ambos me deram enquanto atleta... se não fosse o Sporting e o atletismo eu hoje não era a pessoa que sou".

Por todas essas razões manifestou-se "muito satisfeito por estar aqui a participar em Castelo Branco nesta corrida organizada pelo núcleo sportinguista".

Esta prova é já uma proposta com créditos firmados no calendário regional de provas de estrada e que nas últimas edições conseguiu números próximos do milhar de participantes. Este ano, a agremiação afeta ao Sporting Clube de Portugal, presidida por José Ribeiro, acrescentou ao Grande Prémio uma vertente solidária: as inscrições passaram a ter o valor de um euro, revertendo o mesmo diretamente para a Fundação Infantil Ronald McDonald, instituição que tem como missão aproximar as famílias nos momentos mais difíceis das suas vidas. Trata-se, como pode ler-se nos meios promocionais da Corrida do Comendador, de “uma instituição referência em todo o país, no apoio gratuito às famílias que longe das suas casas têm as crianças em tratamento hospitalar”.

A proposta do Núcleo do Sporting, “transversal a qualquer cor clubista”, como sempre referiram os seus responsáveis, já contou com nomes emblemáticos do atletismo a apadrinhá-la, como Carlos Lopes, Fernando Mamede, Armando Aldegalega ou Aniceto Simões.

 

RESULTADOS Para a história fica a lista de vencedores. Em absolutos venceu Alexandre Venâncio (Leões da Floresta/UBI) com uma marca de 35.22 minutos, seguindo-se Carlos Sanches (CDR Pereiros - 35.25 min.) e Bruno Reis (Estrela Campo Aviação - 35.36 min.).

Em senhoras a vencedora absoluta foi Inês Reis do Sporting Clube Portugal com um tempo de 42.05 minutos, seguindo-se Leonilde Antunes (Leões da Floresta/UBI - 44.37 min.) e Dalila Romão (Casa do Benfica em Castelo Branco - 48.44 min.).

Em Juniores masculinos venceu Ricardo Opinião (Leões da Floresta/UBI - 39.12 min.), seguindo-se Ângelo Tareco (Clube União Idanhense - 40.15 min.) e Leandro Breia (individual - 46.20 min.). Em Juniores Femininos a vitória coube a Mariana Correia (Leões da Floresta/UBI - 56.31 min.), seguida de Ana Correia (Sarzedas Runners).

Veteranos 1 teve em Flávio Pintado, da Casa do Benfica em Castelo Branco, o vencedor com um tempo de 36.35 min. A vitória em Veteranos 2 coube a Jorge Rodrigues (Donas - 37.27 min.) e em Veteranos 3 a José Fernandes (CDR Pereiros - 39.28 min.).

Em Veteranos Senhoras venceu Dina Seguro (Estrela Campo Aviação - 47.50 min.).

COMENTÁRIOS