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Leitores: Atração de investimento. Castelo Branco precisa de uma nova atitude

Carlos Almeida - 12/04/2018 - 10:04

Existem enormes benefícios em estudar as cidades concorrentes na captação do investimento e compará-las, como um meio de melhoria. Aos Presidentes das Câmaras exige-se que identifiquem as competências e as promovam.

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Carlos Almeida é presidente da Comissão Política Concelhia do PSD

Existem enormes benefícios em estudar as cidades concorrentes na captação do investimento e compará-las, como um meio de melhoria. Aos Presidentes das Câmaras exige-se que identifiquem as competências e as promovam. No interior do País estão a surgir novos projetos agrícolas, fábricas que produzem produtos com valor acrescentado e casas de campo convertidas ao turismo. No total serão investidos 1,5 mil milhões de euros em setores como a agricultura, agroindústria, turismo, restauração, conhecimento e inovação. 
Como conseguiremos Mais e Melhor Emprego? Como poderemos captar novos investimentos? Outros o conseguiram. Em Bragança a FAURECIA está a investir 41,5 milhões de euros. Oliveira do Hospital atraiu um investimento que poderá alcançar os 125 milhões de euros, em que se pretende transformar a floresta numa fonte de riqueza. Em Portalegre o grupo Jerónimo Martins investe 40 milhões de euros numa nova fábrica de lacticínios. Na Guarda a COFICAB está a construir uma fábrica que irá criar 130 novos postos de trabalho. A nova unidade é dedicada às novas tecnologias do setor automóvel, à conectividade. A Critical Software vai abrir 4 centros de engenharia em Évora, Tomar, Vila Real e Viseu. A tecnológica, com sede em Coimbra, irá colocar 15 engenheiros em cada centro, com perspetivas de aumentar o número de postos de trabalho altamente qualificados. Em Beja a empresa FAIRFRUIT vai investir 14 milhões de euros na área do agroalimentar. No Fundão irá ser inaugurado um Hotel de Charme, no antigo Convento de Santo António, que representou um investimento de 3 milhões de euros. A este propósito o Ministro da Economia afirmou, recentemente, que estão a ser construídos ou renovados 43 hotéis no Interior. Perante o descrito é legítimo perguntar: e Castelo Branco? 

 

Castelo Branco precisa de promover as suas vantagens competitivas. Temos várias, os recursos humanos, o clima, a localização geográfica, a facilidade de interação com outras culturas e a capacidade de bem acolher. Então, do que precisamos? Ter uma liderança forte e ambiciosa que “venda” o nosso concelho por esse mundo fora. Para além desta atitude proactiva, de quem lidera, é necessário possuir a capacidade de persuadir os interlocutores das vantagens de investirem no nosso território.  
O “Estudo de Benchmarking e Boas Práticas” faz alusão a uma listagem das incubadoras com particular interesse do interior do País (pág. 23 e 104), da responsabilidade da Comissão Interministerial de Coordenação, onde não consta Castelo Branco. É determinante criar um ecossistema favorável/amigo do empreendedorismo. As incubadoras de empresas promovem e desenvolvem empresas empreendedoras, ajudando-as a sobreviver e crescer durante o período de arranque.
Quando muitos de nós manifestamos o nosso inconformismo, apontamos erros, indicamos caminhos alternativos e queremos dar mais esperança ao nosso futuro coletivo, é também amar Castelo Branco.

 

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