Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Avós cientistas: Candidaturas terminam a 5 de maio

Lídia Barata - 30/03/2017 - 8:00

"Os nossos avós eram cientistas" é um projeto dirigido às crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que são desafiadas a apresentar uma prática tradicional dos seus avós, mas explicada de modo científico.

Partilhar:

O concurso dirige-se às escolas

Termina dia 5 de maio o prazo de entrega dos trabalhos candidatos ao concurso nacional "Os nossos avós eram cientistas", um projeto dirigido às crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que são desafiadas a apresentar uma prática tradicional dos seus avós, mas explicada de modo científico. Ou seja, cada grupo deve apresentar o estudo de uma tradição que deverá ser acompanhada pela explicação científica e uma história ligada à tradição escolhida. Promovido, pelo Centro Ciência, Tradição & Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco, através das professoras Helena Tomás, Margarida Afonso e Paula Peres, o evento conta com o apoio da Agência Nacional para a Cultura Científica – Ciência Viva, Embaixada da Indonésia, Science Track – Jogos, brinquedos e kits, Porto Editora e Jornal Reconquista.  

Segundo a organização, e à semelhança do que foi amplamente difundido na primeira edição, este concurso "pretende incentivar o gosto pela ciência e pela escrita. Os mais novos são desafiados a desenvolver capacidades de pesquisa e investigação, bem como de consequente explicação, de algo que lhes seja familiar, no sentido de serem práticas comuns dos seus avós, ou até, no caso de alguns, dos seus bisavós, fazendo assim jus ao tema do concurso".

Os trabalhos serão avaliados pelo júri, composto por António Piedade, de Coimbra, investigador em Comunicação e Educação de Ciências e Coordenador do Projeto Ciência na Imprensa Regional; Cristina Silveira e Carvalho, de Lisboa, professora do Ensino Básico, prestadora de serviços de apoio à educação (lecionação e elaboração de materiais), revisora de textos e consultora editorial; João Pedro Cesariny Calafate, do Porto, professor do Ensino Básico e Coordenador do projeto Ciência com Todos; e Leonor Saraiva, de Setúbal, professora do Ensino Superior, formadora de professores do Ensino Básico e investigadora na área da Didática das Ciências.

O Regulamento do concurso pode ser consultado em www.centroctc.com e os trabalhos deverão ser enviados para o endereço centro.ctec@gmail.com, mas qualquer dúvida pode ser esclarecida através do email centro.ctec@gmail.com.

Os prémios são diversos, desde livros, jogos ou entradas em museus da Ciência. Os resultados do concurso serão divulgados no sítio do Centro Ciência, Tradição & Cultura e pelas restantes entidades que apoiam a iniciativa, onde serão também divulgados os trabalhos participantes.

 

COMENTÁRIOS