Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Avós cientistas: Concurso alargado aos jardins de infância

Lídia Barata - 30/11/2017 - 8:00

Está no terreno mais uma edição do concurso nacional promovido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura do Politécnico de Castelo Branco.

Partilhar:

Desafio é lançado aos infantários e 1.º Ciclo

Já está no terreno mais uma edição do concurso nacional "Os nossos avós eram cientistas", promovido pelo Centro de Ciência, Tradição e Cultura do Instituto Politécnico de Castelo Branco (CTeC/IPCB), que este ano traz a novidade de ser dirigido também aos jardins de infância. Assim, o público-alvo são as crianças dos jardins de infância e do 1.º ciclo do ensino básico, a quem é proposto, como o nome do concurso sugere, que estudem uma tradição que deverá ser acompanhada pela explicação científica e uma história ligada à tradição escolhida.

O concurso "Os nossos avós eram cientistas" visa incentivar o gosto pela ciência, pelo que os petizes, auxiliados pelos seus professores, podem desde já começar a pensar nos temas a tratar, decorrendo o prazo de entrega até dia 23 de março de 2018, devendo ser enviados para o endereço centro.ctec@gmail.com, endereço para o qual também podem ser colocadas as dúvidas. estando o regulamento disponível em www.centroctc.com.

Os resultados serão conhecidos a 23 de abril, estando a entrega de prémios agendada para o dia 19 de maio. Os prémios são livros, jogos, entradas em Museus da Ciência.

O júri será composto por educadores/professores e investigadores de ciências que, seguindo os critérios definidos, irão apreciar "a profundidade e a adequação da pesquisa realizada ao nível etário das crianças; a correção científica da explicação; a criatividade da história; e o domínio da língua portuguesa (no cado do 1.º CEB)".

Em termos de forma, os trabalhos devem ter entre 10 e 15 páginas (incluindo desenhos, esquemas, fotografias), onde é apresentada a tradição, explicada em termos científicos e acompanhada de uma história original sobre essa mesma tradição. O responsável da instituição ou o professor titular de turma/educador de infância enviará os trabalhos, em formato digital (PDF), exclusivamente por correio eletrónico.

Os resultados do concurso são divulgados no sítio do Centro de Ciência, Tradição e Cultura e pelas entidades que apoiam o concurso, incluindo o Jornal Reconquista.

COMENTÁRIOS