Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Basquetebol para todos os gostos

Reconquista - 26/06/2019 - 16:00

IMPRESSIONANTE Foi um fim de semana em cheio para a modalidade nesta zona do país. Perto de um milhar de pessoas envolvidas em três frentes.

Partilhar:

O VIII Torneio Internacional de Castelo Branco e o XI Torneio de Minibasquete Cidade de Castelo Branco tiveram lugar no último fim-de-semana, dias 22 e 23, na Escola José Sanches de Alcains. Paralelamente, decorreu também o Iº Estágio realizado em Castelo Branco, entre os dias 19 e 22, da Seleção Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas (BCR). Foi um fim de semana em cheio para a modalidade nesta zona do país.
Mas, vamos por partes. A Associação de Basquetebol Albicastrense dá conta com satisfação de que a VIII edição do Torneio Internacional contou com a realização de 163 jogos distribuídos por seis campos e com a presença de 19 clubes, 53 equipas e 587 atletas, 95 treinadores e diretores e muitos, muitos familiares. Os clubes participantes foram o AB como anfitrião; da zona de Lisboa o Sport Algés e Dafundo, Odivelas Basket, União Forte da Casa, Os Belenenses e o Clube Basket de Queluz; do diatrito do Porto o ACR Vigorosa; do distrito de Braga o Basquete Clube de Barcelos e o Basquetebol Ribeirão FC; o Clube Amigos Basket da Madeira; do Algarve o Portimonense FC e o Sporting Clube Farense; do distrito de Leiria o Stella Maris de Peniche; do distrito de Aveiro o Núcleo Sportinguista de Estarreja; e do distrito da Guarda a Associação de Basquetebol da Guarda. De Espanha vieram ainda o Colégio Círculo de Burgos e o Cub Tizona também de Burgos.  
“Foi um fim-de-semana espetacular, com um ambiente incrível!” exclama a organização, sublinhando que este “é um torneio onde não existem classificações finais, e onde o espírito é o fair-play, a amizade e o convívio entre todos os participantes”. “É o finalizar da época desportiva para muitos clubes, em grande!”, acrescenta-se.
“Pela primeira vez no nosso torneio em Castelo Branco e depois de já ter estado também no nosso torneio de Proença-a-Nova, esteve presente o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, professor Manuel Fernandes, que muito nos honrou com a sua presença. Marcaram também presença na cerimónia de encerramento o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, José Alves, Fátima Santos da Freguesia de Castelo Branco e da direção do Agrupamento de Escolas o professor Adilton”, sublinham os organizadores da prova.
Inserido no VIII Torneio Internacional e aproveitando a realização do mesmo, o ABA conseguiu que o último estágio, antes do Europeu a realizar na Bulgária, da Seleção Nacional de BCR fosse realizado em Castelo Branco e que o último treino fosse no pavilhão de Alcains, onde se estava a realizar o já referido torneio. “Os jogos dos mais novos pararam e o resultado foi espetacular com muitos jovens a assistir ao treino e a dar um incentivo especial aos atletas que vão representar o nosso país e que merecem o nosso carinho, admiração e apoio”, conferem os mesmos responsáveis pelo evento desportivo. “As mensagens e o que estes atletas conseguem transmitir aos mais jovens são de facto muito especiais. Para o nosso clube é uma experiência a repetir todas as vezes que nos for possível”, concluem.
Para a próxima edição do torneio a realizar em 2020 já há algumas novidades. Nomeadamente a participação de algumas equipas de diferentes países, tais como Itália, França, República Checa, Alemanha e Inglaterra.

COMENTÁRIOS

Jorge Barbosa
à muito tempo atrás
A ACR Vigorosa é no distrito do Porto e não em Braga
Cláudia Paulo
à muito tempo atrás
O clube organizador é ABA - ASSOCIAÇÃO BASQUETEBOL ALBICASTRENSE que nada tem a ver com Associação de Basquetebol de Castelo Branco.