Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Beira Baixa: Luís Pereira é o novo presidente da comunidade intermunicipal

José Furtado - 21/03/2018 - 18:26

O presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão foi eleito por unanimidade. Acesso aos fundos comunitários é a prioridade do mandato.

Partilhar:

Luís Pereira foi vice-presidente da comunidade nos mandatos anteriores. Foto arquivo/ DR

O presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão é o novo líder da CIMBB- Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Luís Pereira foi eleito no dia 15, pondo fim a um processo que se arrastava há vários meses, depois das eleições autárquicas de outubro do ano passado.

“Entre nós tínhamos consensualizado que tinha de ser unânime. E conseguimos depois de um processo de diálogo entre todos os presidentes que compõem a comunidade”, disse o novo presidente aos jornalistas, à margem de uma iniciativa no seu concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão desdramatiza a demora na constituição e eleição de uma nova equipa.

“Não houve um contratempo. Houve um processo de diálogo e aquilo que interessa é que a comunidade intermunicipal saiu reforçada para os desafios que tem pela frente e isso é que é importante”.

Pela frente, o novo presidente encontra como desafio imediato a nova fase de financiamento europeu.

“A preparação do novo quadro comunitário é o primeiro grande desafio que temos pela frente e temos também outro que é bastante importante e que tem a ver com este processo de descentralização que este Governo está a pôr em marcha”.

Luís Pereira avisa que a comunidade não vai abdicar de expressar a sua opinião quanto a este processo de descentralização.

Para a vice-presidência da comunidade foram eleitos João Lobo e António Luís Beites, os presidentes das câmaras municipais de Proença-a-Nova e Penamacor.

Joaquim Morão, o antigo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, vai manter-se como secretário-geral.

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa abrange os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, reunindo uma população superior a 89 mil habitantes.

COMENTÁRIOS

jmarques
à muito tempo atrás
Agora é que se vai bater pela despoluição do rio Tejo!