Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Bibliomóvel: Cultura anda pelo concelho sobre rodas

Reconquista - 05/07/2018 - 8:00

A Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova comemorou terça-feira, dia 26 de junho, o seu 12.º aniversário.

 

Partilhar:

Serviço tem também uma missão social

A Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova comemorou terça-feira, dia 26 de junho, o seu 12.º aniversário.

Recorde-se que, para além de levar livros e de promover a leitura, a Bibliomóvel é também um posto avançado dos serviços do município, possibilitando o pagamento de faturas ou outros documentos com referência multibanco. Para Nuno Marçal, o bibliotecário itinerante, desta forma também se encurta a distância entre os cidadãos e as instituições públicas, ação assente em três pilares: utilidade, proximidade e afetividade. A sua experiência ao volante da Bibliomóvel e a sua visão para aquele que deve ser o novo papel social das bibliotecas foram apresentadas no Seminário Ibero-americano de Bibliotecas Públicas e na palestra organizada pelo Mural Interativo do Bibliotecário, um coletivo de Bibliotecários do Ceará, de 20 a 22 de junho, no Brasil.

A Bibliomóvel é igualmente estudo de caso em terras lusas. Durante um ano, o investigador António Fonseca, professor na Universidade Católica Portuguesa, fez um levantamento nacional de iniciativas locais que representam boas práticas na área do “Ageing in Place” (envelhecer em casa e na comunidade). O estudo está dividido em diversas áreas de interesse, sendo que a Bibliomóvel foi escolhida e incluída na secção Lazer, Atividade Física e Aprendizagem ao Longo da Vida. “Ao longo dos doze anos de existência a Bibliomóvel criou uma rotina na vida das pessoas residentes no concelho de Proença-a-Nova que ali encontram um espaço de novidade e de animação uma vez a cada quinzena. Deste modo, possibilita a uma população com baixa escolaridade e recursos precários, o acesso à informação e ao conhecimento, aspetos fundamentais para a promoção do seu desenvolvimento pessoal e social, ao mesmo tempo que lhes assegura momentos de interação social e bem-estar dada a dinâmica implementada pelo bibliotecário responsável pelo serviço”, lê-se no documento.

Recorde-se que este estudo, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, foi apresentado no Instituto Politécnico de Castelo Branco, no âmbito do Mestrado em Gerontologia Social, tendo os projetos da Beira Baixa recebido maior atenção, incluindo a Bibliomóvel de Proença-a-Nova.

COMENTÁRIOS