Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Biosfera: Reservas assinam protocolos em Castelo Branco

Reconquista - 13/05/2019 - 18:00

Entre as regiões da biosfera abrangidas por este acordo está o Tejo Internacional, que entrou para a lista em 2016.

Partilhar:

Tejo Internacional é uma das reservas em Portugal. Foto arquivo Reconquista

As 11 reservas da biosfera em Portugal assinam esta terça-feira em Castelo Branco um protocolo de colaboração com o Ministério do Ambiente e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para a elaboração de planos locais de desenvolvimento sustentável, entre outros objetivos.

Entre as regiões da biosfera abrangidas por este acordo está o Tejo Internacional, que entrou para a lista em 2016.

Segundo o ICNF o financiamento previsto de 2,2 milhões de euros será ainda aplicado no desenvolvimento de um sistema de acompanhamento do desenvolvimento sustentável nas reservas da biosfera e na partilha de experiências através de cooperação nacional e internacional entre as reservas espalhadas pela rede mundial.

Os protocolos são assinados na Câmara Municipal de Castelo Branco na presença da secretária de Estado da Conservação da Natureza e Ordenamento do Território, Célia Ramos; bem como do presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Rogério Rodrigues.

Atualmente há 686 reservas da biosfera espalhadas por 122 países.

Estas são áreas piloto e laboratórios de sustentabilidade à escala global “onde se promovem iniciativas inovadoras e a transferência de conhecimento para outros territórios”.

Em Portugal a primeira reserva reconhecida foi a do Paul do Boquilobo (Torres Novas e Golegã) em 1981.

Só em 2006 sugiram novas candidaturas e em 2016 foi a vez da Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Tejo Internacional, que foi a décima do país.

 

Veja aqui o mapa da reserva de biosfera do Tejo Internacional

COMENTÁRIOS