Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cães da Serra: Exposição monográfica mostrou exemplares na Agrária

José Júlio Cruz - 08/11/2017 - 14:58

Da proteção de rebanhos a simples animal de companhia esta raça lusitana, original desta região do país, cumpre múltiplas missões.

Partilhar:

Os donos exibiram os exemplares na escola albicastrense. FOTO RECONQUISTA

A Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela (APCSE) realizou em Castelo Branco, mais precisamente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico albicastrense, um fórum com o tema “Cães de Proteção de Rebanho, Porquê” e a XXVII Exposição Canina Monográfica do Cão da Serra da Estrela. Ambas as iniciativas decorreram nas instalações daquela escola superior nos dias entre os dias 2 e 4.

De acordo com aquela associação, "o fórum foi dedicado aos alunos da escola e a criadores de gado e de cães". Já a XXVII Exposição Canina Monográfica do Cão da Serra da Estrela foi um evento aberto ao público em geral e decorreu na manhã de sábado, dia 4, tendo contado com a presença de 75 exemplares da raça, segundo os números que foram facultados pela organização do evento.

O Cão da Serra da Estrela "é uma raça canina portuguesa que, como o seu nome indica, teve a sua origem nessa região montanhosa". Segundo esta associação, "foi aí que os animais que lhe deram origem se fixaram e, após múltiplas adaptações, conseguidas em gerações sucessivas, foram ganhando as suas caraterísticas próprias". A data do seu aparecimento nos então denominados “Montes Hermínios”, segundo dados da própria APCSE, não é possível de determinar. "Sabe-se, contudo, que é uma raça muito antiga, das mais antigas da Península Ibérica", refere-se.

Já a Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela, foi fundada em 1986 "para promover precisamente a divulgação e o desenvolvimento do Cão da Serra da Estrela e contribuir para o prestígio mundial desta raça"

"O pastor humano tinha necessidade de, no verão, levar os seus animais para a serra, porque aí os pastos verdejavam, enquanto nas zonas de menor altitude já tinham secado.

Esta ida dos animais para a serra era uma situação difícil para as espécies domésticas porque, devido à sua corpulência e à sua menor agressividade (fruto da domesticação), eram, potencialmente, presas muito apetecíveis para os predadores carnívoros", explica a APCSE a propósito da importância desta raça canina nos primeiros tempos. Hoje em dia, embora continue a desempenhar as suas virtudes de antanho, o Cão da Serra da Estrela tem-se vindo a implementar como animal de companhia.

No último sábado pela manhã foi isso mesmo que ficou patente naquela escola albicastrense, com os donos dos animais a efetuarem a sua apresentação ao público e aos técnicos avaliadores do seu potencial individual. Uma exposição em que dos mais jovens aos adultos gerou um inusitado interesse pela singularidade, porte e simpatia daquela raça lusitana que, nesta ocasião contou com exemplares de diversas idades.

Esta iniciativa realizada na Escola Agrária de Castelo Branco teve o apoio da própria escola, de uma marca comercial de produtos relacionados com este animal e do município albicastrense.

COMENTÁRIOS