Castelo Branco vai voltar a acolher o Centro de Contacto da Segurança Social. São criados mais 150 postos de atendimento.
O Call Center vai voltar a funcionar. Foto Arquivo Reconquista.
Castelo Branco vai voltar a acolher o Centro de Contacto da Segurança Social, confirmou ao Reconquista o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, que destaca o facto de serem criados mais 150 postos de atendimento. A maioria dos colaboradores terá contrato sem termo.
A nova estrutura deverá entrar em funcionamento ainda este ano ficará situada em instalações cedidas pela autarquia de Castelo Branco, cujo concurso público para a obra já foi lançado.
"A Segurança Social anunciou a abertura desse centro de contacto em Castelo Branco. É uma notícia positiva, pois já algum tempo que vínhamos dialogando com a tutela para que isso fosse possível. É uma conquista para Castelo Branco voltarmos a ter esse centro de contacto na nossa cidade, pois representa também a criação de muitos postos de trabalho".
O concurso lançado pelo Instituto de Segurança Social vai agora escolher a empresa externa que fará o serviço. Rui Fiolhais, presidente daquela entidade, considerou, em declarações à TSF, que com este novo centro de contacto será possível duplicar a capacidade de atendimento dos serviços até às 12 mil pessoas e aliviar os centros distritais que ficaram responsáveis pelo atendimento depois do fecho do call center de Castelo Branco, em 2012.. Aquele responsável destacou também a determinação da autarquia albicastrense em voltar a acolher um centro de contacto da Segurança Social.
Recorde-se que Castelo Branco teve a funcionar um Centro de Contacto da Segurança Social, também em instalações construídas e decidas pela autarquia albicastrense, o qual foi encerrado em 2012, por decisão do Governo PSD/CDS liderado por Pedro Passos Coelho, extinguindo assim mais de 300 postos de trabalho.
O Instituto de Segurança Social devolveu na última semana, as chaves do edifício onde funcionou o call center.
A Câmara de Castelo Branco fala em incumprimento do ""dever de lealdade e respeito institucional entre entidades legítimas num Estado de Direito"".
Os piores receios confirmaram-se. O centro de atendimento da Segurança Social em Castelo Branco fechou portas quarta-feira.
O Instituto da Segurança Social anunciou que o serviço assegurado pelo call center de Castelo Branco vai ser distribuido por equipas um pouco por todo o país, incluindo Castelo Branco. A cidade perde 400 empregos com esta mudança.
O centro de contacto nacional (call center) Via Segurança Social despediu todos os seus 400 funcionários que trabalhavam na sede do serviço de atendimento, em Castelo Branco, no final de junho de 2012, faz agora precisamente dois anos.