Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cargaleiro: Atividades assinalam jornadas do património

Reconquista - 28/09/2017 - 8:00

A Fundação Manuel Cargaleiro, em parceria com o Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco e o Núcleo Regional de Castelo Branco da Quercus, assinalaram dia 22 de setembro, as Jornadas Europeias do Património, com atividades direcionadas para a comunidade escolar.

Partilhar:

As crianças visitaram as obras do mestre dentro e fora da fundação

A Fundação Manuel Cargaleiro, em parceria com o Centro de Interpretação Ambiental de Castelo Branco e o Núcleo Regional de Castelo Branco da Quercus, assinalaram dia 22 de setembro, as Jornadas Europeias do Património, com atividades direcionadas para a comunidade escolar. O programa foi desenvolvido pelo Serviço Educativo, numa relação estreita com a temática “Património e Natureza”, a qual pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua história.

Em comunicado, é dado conta que ao longo da manhã, 29 crianças do Jardim de Infância e da Escola do Castelo, visitaram pela primeira vez o Centro de Interpretação Ambiental que, através da exposição temática e interativa sobre o território do Parque Natural do Tejo Internacional, ficaram a conhecer o património natural deste território habitado pela cegonha preta. Os pequenos artistas ficaram assim conscientes da necessidade de preservar e valorizar esta relação entre o património e a natureza, fundamental para a qualidade de vida das pessoas. A atividade culminou com a pintura de um painel de azulejos inspirado na natureza e nas obras do mestre Cargaleiro. Durante a tarde, 20 crianças do 4º ano da Escola da Mina partiram à descoberta da flora autóctone existente no Parque da Cidade, com ajuda da Quercus. Com os sentidos bem despertos, lupa na mão, olhos abertos e ouvidos atentos, ficaram a conhecer algumas das árvores centenárias da Mata dos Loureiros. Foi também possível desvendarem a obra de Manuel Cargaleiro que envolve a fonte no Parque da Cidade, realizada em 2003, na Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego e que presta homenagem a João Roiz de Castel-Branco, com o poema "Cantiga, Partindo-se".

COMENTÁRIOS