Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cargaleiro: Dia Internacional dos Museus

Reconquista - 17/05/2018 - 8:00

O Museu Cargaleiro vai assinalar, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, chamando a atenção para a importância destes espaços na sociedade atual, o que vem de encontro ao tema internacional proposto para 2018.

Partilhar:

Dia vai refletir sobre a importância dos museus

O Museu Cargaleiro vai assinalar, a 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, chamando a atenção para a importância destes espaços na sociedade atual, o que vem de encontro ao tema internacional proposto para 2018. O objetivo é “sensibilizar o público sobre os museus, como meio importante para os intercâmbios culturais, o enriquecimento de culturas, o avanço do entendimento mútuo, a cooperação e a paz entre os povos", designando-se “museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. Até porque, na sociedade atual e através das novas ferramentas tecnológicas, os museus podem hoje alcançar novos públicos, nomeadamente em formas de aproximação das coleções com as novas tecnologias.

Neste dia o Museu Cargaleiro abre portas ao público de forma gratuita, entre as 10H00 e as 13H00 e as 14H00 e as 18H00, estando prevista uma visita orientada, limitada a 25 participantes e sujeita a inscrição prévia, pelas 16H30. Durante todo o dia o Serviço Educativo irá dinamizar diversas atividades interativas para o público escolar, com o intuito de se estabelecerem ligações entre o museu e a comunidade educativa, numa lógica de proximidade e de interação que se pretende contínua.

Para o encerramento do dia, será realizado um concerto, na Praça Manuel Cargaleiro, pelas 21H30, por duas Orquestras de Sopros e pela Big Band, do Conservatório Regional de Castelo Branco, sob direção de Bruno Cândido.

O programa culmina domingo, dia 20, com a dinamização da atividade “Arte em Família.com”, prevista para as 11H00 e que pretende aliar a arte à tecnologia, com o objetivo “de dinamizar e promover este espaço de referência cultural da cidade entre famílias”, estando também sujeita a marcação prévia.

No âmbito desta temática, o Museu Cargaleiro encontra-se a realizar um estudo de públicos, entre 11 e 20 de maio, através de aplicação de inquérito por questionário. Os questionários direcionados para os visitantes estão disponíveis no museu e os questionários para o público em geral estão disponíveis no Arquivo Distrital, Centro de Empresas Inovadoras, Centro de Interpretação do Jardim do Paço, Cybercentro, Conservatório Regional, Escola Superior de Educação, Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense e Museu Francisco Tavares Proença Júnior. O objetivo é “conhecer algumas das práticas e hábitos culturais. O conhecimento dos perfis dos visitantes é sem dúvida uma importante ferramenta para a tomada de decisões neste setor, possibilitando o melhoramento da oferta de forma adaptada e por conseguinte, um melhor funcionamento, comunicação e orientação para os mesmos”.

COMENTÁRIOS