Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Castelo Branco. Dar existência à cidade da juventude e desporto

Carlos Almeida* - 22/06/2017 - 9:52

Castelo Branco dispõe de um conjunto de bons equipamentos, nomeadamente infraestruturas. Com grandes potencialidades. Mas nem sempre suficientemente rentabilizadas.

Partilhar:

Castelo Branco dispõe de um conjunto de bons equipamentos, nomeadamente infraestruturas. Com grandes potencialidades. Mas nem sempre suficientemente rentabilizadas.

O nosso concelho, felizmente, tem um conjunto de instituições de excelência.

O Instituto Politécnico (IPCB) é um exemplo. Acolhe milhares de alunos, centenas de professores e pessoal não docente. Tem um forte impacto regional. A Câmara Municipal deve dar um apoio mais intenso e criativo ao IPCB. Entendemos que devem ser facultadas casas do Município, na zona do Castelo, para acolher estudantes nacionais e estrangeiros. Desta forma revigoramos a zona do Castelo com a força da juventude.

Mas deveremos ter a ambição de ir mais longe. A zona de lazer é o caso paradigmático que temos excelentes infraestruturas, às quais precisamos de dar coerência, lógica e dinâmica. Daqui, a razão de ser desta bandeira. Dar existência à Cidade do Desporto e da Juventude, articulando as infraestruturas municipais com as Escolas do IPCB e os 4 Agrupamentos de Escolas do nosso concelho.

É fundamental atrair e fixar jovens para inverter os dados do quadro em anexo. Castelo Branco é o antepenúltimo concelho do interior com menos jovens. Não nos conformamos com esta realidade! Temos ambição de criar um Centro de Estágio para equipas de futebol, atletismo e ciclismo. Ainda na Zona de lazer temos condições para construir um quiosque de orientação das rotas de cicloturismo.

Propomos uma prova Clássica de Ciclismo que atraia os melhores do mundo no período de preparação das grandes Clássicas Internacionais. Este espaço poderá ser também rentabilizado com provas que associam desporto e inovação, como é o caso do Campeonato Nacional de Drones.

Todas estas propostas serão enquadradas e ganharam lógica com a existência futura da Carta Desportiva.

Temos, ainda, como proposta construir um autódromo, de média dimensão, tirando proveito das nossas condições climáticas e localização geográfica entre duas Capitais, Lisboa e Madrid. As marcas automóveis rentabilizarão este investimento com provas desportivas, testes e convites, que são habituais, a figuras públicas.

Finalmente, propomos um evento internacional que projete Castelo Branco no Mundo das indústrias criativas, como o Encontro Internacional dos Youtubers. Será uma iniciativa que irá conciliar as novas tecnologias com a criatividade. Temos estruturas, dimensão e está ao nosso alcance sob um ponto de vista financeiro.

O que faltava, até hoje, para inscrever Castelo Branco como cidade do desporto e da juventude, era a ideia e a ambição!

*Presidente da Comissão Política Concelhia e candidato do PSD ao Município de Castelo Branco

COMENTÁRIOS