Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

25 de Abril: Alcains recebe assembleia municipal e inaugurações

João Carrega - 24/04/2017 - 22:00

A sessão solene desta terça-feira está agendada para a vila, onde também serão inauguradas várias obras, entre as quais o novo mercado municipal.

Partilhar:

As comemorações do 43.º aniversário da revolução de 25 de abril vão ser assinaladas em Castelo Branco e em Alcains.

As atividades alusivas ao Dia da Liberdade começam a 22 de abril, pelas 15H00, com a inauguração da exposição de Martins Correia, no antigo Edifício dos CTT, e prosseguem, dia 24, às 21H00, na Biblioteca de Castelo Branco, com uma tertúlia promovida pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, sobre o tema "As estórias que abril teceu".

O programa das comemorações continua a 25 de abril. O dia começa com atividades na cidade albicastrense com o hastear da bandeira nacional, logo pela manhã (9H30), onde estarão presentes bandas filarmónicas do concelho.

A Assembleia Municipal Extraordinária de aniversário da revolução dos cravos realiza-se meia hora depois em Alcains, no auditório do Centro Cultural, no antigo Solar Ulisses Pardal. Será também às 10H00 que tem lugar, em Castelo Branco (Alameda da Liberdade), a partida da meia maratona Castelo Branco-Alcains.

Após a Assembleia Municipal, segue-se a inauguração de várias obras já concretizadas, a saber: requalificação da Quinta da Pedreira e da chamada "Quelha das Bruxas" (entre as ruas do Chafariz Velho e Padre António Afonso Ribeiro), arranjo paisagístico da Quinta dos Anjos, requalificação dos dois campos de ténis da Alcaténis e do Mercado de Alcains.

Já na parte da tarde decorrerá, na Biblioteca de Castelo Branco, pelas 15H00, a apresentação de um livro de Manuel João Vieira, antigo presidente da Assembleia Municipal e que foi um dos deputados que participou na Assembleia Constituinte.

Luís Correia, presidente da Câmara albicastrense, justifica a realização da sessão solene em Alcains com o facto de aquela freguesia "ter referências fortes ao 25 de abril e à implantação da democracia no nosso país, nomeadamente pelo General Ramalho Eanes, o primeiro Presidente da República eleito democraticamente".

 

OBRAS O presidente da Câmara refere que "aproveitando a realização da sessão solene em Alcains, decidimos inaugurar um conjunto de obras muito importantes para a vila, que concretizámos ao longo dos últimos três anos".

A requalificação da Quinta da Pedreira foi feita por duas fases, sendo substituídas as infraestruturas e efetuada a pavimentação, num investimento significativo.

Os campos de ténis representam um investimento de 80 mil euros, enquanto na chamada «Quelha das Bruxas» foram investidos mais de 100 mil euros.

A inauguração do Mercado de Alcains será um dos momentos altos das comemorações. A obra representa um investimento de meio milhão de euros e além do próprio mercado também o espaço envolvente foi arranjado.

O novo mercado é mais amplo e funcional. A intervenção estendeu-se pela zona envolvente criando na vila uma área moderna. Luís Correia diz que "esta requalificação assentou na estratégia que temos para o concelho".

O autarca fala em dois vetores importantes, a saber: "a requalificação urbana - ao modernizarmos a praça estamos a trazer mais qualidade de vida à população e estamos a melhorar o espaço público; e a aposta na área económica - com esta intervenção criámos melhores condições para que os pequenos produtores vendam os seus produtos. Sabemos que aos sábados era feita a venda desses produtos no exterior do edifício, e com a requalificação criou-se um espaço condigno e com condições para que os produtores possam fazer as suas vendas".

Assim, no espaço central do mercado os produtores que habitualmente vendiam os seus produtos na rua, passam a ter uma área condigna. Haverá também espaços destinados ao peixe e às carnes, bem como a outros produtos.

No piso superior surgem mais espaços, sendo que o maior permitirá a realização de diversas atividades, desde culturais a económicas, ou vendas temáticas por exemplo. É também no piso superior que se encontram câmaras frigoríficas construídas para o armazenamento dos produtos.

A intervenção foi feita tendo em conta "várias e  demoradas consultas aos vendedores permanentes e eventuais, sobre o modo como eles, os principais interessados, pretendiam o funcionamento do futuro espaço", explica a memória descritiva da obra.

COMENTÁRIOS