Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Castelo Branco- Cidade em movimento

Helder Henriques - 30/11/2017 - 9:55

O fim de semana passado constituiu um momento alto para Castelo Branco.

Partilhar:

O fim de semana passado constituiu um momento alto para Castelo Branco. Um momento representativo de um longo trajeto que a autarquia de Castelo Branco tem vindo a realizar em prol de um projeto de desenvolvimento sustentado numa perspetiva de médio e longo prazo. O momento entre a ideia, a construção do projeto, a execução e a concretização constituem etapas com muito trabalho, dedicação e muita capacidade de aproveitar os meios que são colocados ao dispor de quem dirige. Todo este processo de desenvolvimento, tem vindo a ser concretizado com uma vontade inabalável do executivo do Partido Socialista que demonstrou nos últimos 20 anos estar à altura da confiança depositada pelos albicastrenses. O último fim de semana foi mais uma manifestação desse processo de construção de novas dinâmicas na nossa cidade. 
Destaco dois momentos significativos:
 Em primeiro lugar, foram entregues as hortas da Quinta do Chinco aos primeiros utilizadores. Um espaço de importância social, económica e de valorização ambiental, mas também um contributo para a emergência de uma nova centralidade para aquela zona da cidade situada entre o Bairro da Carapalha e o Ribeiro das Perdizes. Esta obra representa bem a preocupação da autarquia albicastrense na promoção de um cada vez mais necessário paradigma de vida onde as preocupações com as pessoas, e com o meio em que vivem, constituem, como não poderia deixar de ser, o principal motivo de ação política. As hortas sociais da Quinta do Chinco representam a consciência e a visão progressista do executivo do Partido Socialista quando projetou esta iniciativa. O objetivo inicial foi cumprido, a entrega das hortas foi realizada num ambiente informal, agora é tempo de criar dinâmicas naquele e através daquele espaço que permitam aos albicastrenses melhorar a sua qualidade de vida, por exemplo, através dos produtos que ali vão ser plantados/semeados e colhidos, ou através do aprofundamento de um espirito fraterno e solidário entre os que vão usufruir do espaço. Esta iniciativa foi de tal forma bem acolhida pelos albicastrenses que permitiu, logo nesta primeira fase, a ocupação maioritária da Quinta do Chinco. Está, por isso, de parabéns a Câmara Municipal de Castelo Branco.
Mas, se este facto, só por si, constitui um motivo de regozijo, no fim de semana passado juntou-se outro da maior relevância: a (re)abertura do centro de contacto da Segurança Social no coração da cidade de Castelo Branco. Depois de ter sido encerrado pelo governo do PSD/CDS há cerca de 5 anos, sem qualquer justificação razoável, obrigando centenas de albicastrenses a ir para o desemprego, a tomar a saída do país como alternativa, sugerida pelo então primeiro ministro do PSD, entrando em incumprimento e desrespeitando, mesmo, o então executivo municipal pelo investimento ali realizado em beneficio dos albicastrenses...Finalmente fez-se justiça!!! 
Castelo Branco tem novamente o Centro de Contacto que vai permitir melhorar a relação dos cidadãos com a Segurança Social como afirmou o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Castelo Branco dá assim mais um contributo de inexcedível valor para a modernização de Portugal.
Os esforços da Câmara Municipal de Castelo Branco foram muitos e combativos para recuperar o Centro de Contacto. Deram frutos e temos agora mais 150 trabalhadores a laborar no centro da cidade. 
O Partido Socialista devolveu à cidade aquilo que PSD e CDS acharam que era demais para os albicastrenses. O Partido Socialista já demonstrou, e continuará a demonstrar, que o projeto de desenvolvimento para a nossa cidade é sustentável, faz sentido e tem um rumo. Este desígnio é conseguido através de muito trabalho mas, sobretudo, de muita dedicação à causa pública. Castelo Branco continuará a ser uma cidade com uma excelente qualidade de vida onde o objetivo maior do executivo do Partido Socialista é o bem estar de todos e cada um de nós. É caso para dizer: Viva Castelo Branco! Os albicastrenses merecem.

 Membro da Assembleia Municipal de Castelo Branco.

COMENTÁRIOS