Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: +Agro apresenta soluções

- 04/10/2018 - 9:30

Castelo Branco está a acolher o Congresso +Agro 2018. A iniciativa junta especialistas, empresas, ensino superior e governantes para a discussão de processos inovadores no agroalimentar.

Partilhar:

O Congresso + AGRO 2018 está a decorrer, até esta quinta-feira, no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco. A iniciativa apresenta um conjunto de testemunhos de responsáveis ligados ao mundo empresarial, ao ensino superior, autarquias, comissões regionais de desenvolvimento e do InovCluster.

O objetivo “é dar destaque aos métodos e processos utilizados ao longo da cadeia de processamento de alimentos, bem como as suas tecnologias, importantes para a comunidade científica e para a indústria alimentar”, explica a organização.

O congresso contará na sessão de encerramento com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, e do presidente do IAPMEI, Nuno Mangas. Participam ainda no Congresso, Kate Palmer, representante da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho.

Esta iniciativa surge integrada no projeto +Agro, cujo promotor é a Universidade da Beira Interior, mas que tem como co-promotores os institutos politécnicos de Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Viana do Castelo, Universidade de Évora e o InovCluster. Um projeto que teve 300 empresas interessadas e que visou qualificar as pequenas e médias empresas do setor agroalimentar. Nesse sentido foram adotadas estratégias inovadoras com recurso às tecnologias de informação, comunicação e eletrónica, os quais permitem às empresas aumentar a sua produtividade e eficiência ao nível da prevenção de riscos do trabalho, eficiência energética e otimização de processos de produção, num total de 17 ferramentas de análise disponíveis online.

Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, destaca a importância deste congresso, que “vai ao encontro do que estamos a fazer no apoio à economia e ao agroalimentar. É um também o reconhecimento, por parte das instituições de ensino superior e das empresas que estão envolvidas neste projeto, por aquilo que temos feito para o desenvolvimento do agroalimentar”.

O autarca diz que “Castelo Branco é hoje uma referência nacional naquilo que tem sido feito na área do agroalimentar, através das infraestruturas que possui, e de um trabalho que tem um impacto que vai para além da nossa região”

COMENTÁRIOS