Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Associação de Apoio à Criança assinalou 21 anos

José Furtado - 20/07/2017 - 11:38

Os grandes protagonistas da festa foram os utentes da instituição mas o palco abriu-se também a projetos ligados à dança.

Partilhar:

Os bombos abriram a festa. Foto José Furtado/ Reconquista

A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACDCB) assinalou os 21 anos de existência com um espetáculo no Cine Teatro Avenida.

Mais uma vez os grandes protagonistas foram os utentes da instituição mas o palco abriu-se também a projetos ligados à dança, como o Albigym e a ArtKompany, duas instituições da cidade.

A estas juntou-se a AFIDance, da fundação AFID, criada pela Associação Nacional de Famílias para a Integração de Pessoa Deficiente.

Todas elas participaram num projeto de dança inclusiva desenvolvido ao longo dos últimos tempos e cuja ideia partiu da associação, explica o presidente da AACDCB.

“A dança é uma linguagem internacional e que faz a ligação perfeita entre o mundo de lá e o de cá. E é uma forma de incluir socialmente através da dança quem tem uma deficiência”, disse João Benquerença ao Reconquista.

A associação a que preside tem apostado na abertura à comunidade.

“Eu não entendo uma associação como a nossa não se abrir à comunidade, porque nós estamos numa lógica de inclusão social”, justifica.

A associação apoia atualmente 105 utentes, distribuídos pelos dois lares residenciais e os dois centros de atividades ocupacionais.

Melo Bernardo, o diretor regional da Segurança Social, atribui à associação um papel fundamental no apoio à pessoa com deficiência e perante os familiares que estiveram no Cine Teatro garantiu que os seus “estão bem entregues”.

No distrito o apoio social à área da deficiência “é de grande mérito mas deve-se sobretudo às instituições, aos familiares e também às instituições públicas que as apoiam”, disse o responsável.

Tranquilidade foi também o mote da mensagem de Luís Correia.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco diz-se descansado “pelo trabalho que esta associação concretiza e também pela qualidade do trabalho que aqui se presta, com sustentabilidade mas sempre com a ambição de ir mais além”.

O espetáculo encheu o Cine Teatro Avenida e teve a apresentação do ator Ricardo Carriço.

COMENTÁRIOS