Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Barragem está mais limpa

José Furtado - 08/11/2017 - 15:40

A Plataforma de Defesa da Barragem de Santa Águeda/ Marateca promoveu a limpeza da zona da albufeira.

Partilhar:

Os voluntários retiraram o lixo da envolvente. Foto PDBSAM

A chuva não impediu a limpeza da zona envolvente à barragem de Santa Águeda em Castelo Branco.

O toque a reunir tinha sido lançado pela Plataforma de Defesa da Barragem de Santa Águeda/ Marateca, que conseguiu trazer para a ação as câmaras municipais de Castelo Branco e do Fundão e a Agência Portuguesa do Ambiente.

Mas os voluntários, cerca de 140, vieram também de associações, bombeiros ou a Cruz Vermelha, destacando-se ainda o apoio dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento, diz a organização.

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco antecipou-se e logo na quinta-feira uma equipa de 21 alunos e um professor estiveram no local a recolher lixo.

No sábado juntaram-se ainda à equipa de recolha o presidente da Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues; e a diretora do polo de Castelo Branco da Agência Portuguesa do Ambiente, Susana Fernandes.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco fez-se representar pelo seu vice-presidente, José Augusto Alves.

Na recolha de lixo foram usados cerca de 200 sacos e os chamados monos, como um colchão e alguns pneus, foram colocados diretamente nos contentores.

Tubos, embalagens de plástico e metal, muitas piriscas, fraldas e até vestuário são alguns dos objeto recolhidos pelos vários grupos em que foram divididos os voluntários.

Na opinião da Plataforma de Defesa da Barragem de Santa Águeda/ Marateca a par da limpeza esta ação tem também “um papel pedagógico e dissuasor de maus comportamentos”.

O trabalho não fica por aqui e vai agora empenhar-se no reforço do número de contentores e na melhoria das placas informáticas, que existem no local mas necessitam de ser renovadas, por estarem praticamente ilegíveis.

COMENTÁRIOS

jmarques
à muito tempo atrás
Falta de educação ambiental e principalmente de civismo!!!