Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Bienal do Azeite traz Jorge Palma, Sérgio Godinho e Resistência

João Carrega - 30/06/2016 - 10:00

A Bienal do Azeite decorre entre sexta-feira e domingo em Castelo Branco. O evento foi apresentado na Assembleia de República.

Partilhar:

A bienal decorre no centro cívico da cidade

A Bienal do Azeite é inaugurada esta sexta-feira, pelas 17H00, pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos. O certame decorre no centro cívico de 1 a 3 de julho e pretende valorizar o azeite e os produtos da região.

O evento, de âmbito nacional, promovido pela Câmara de Castelo Branco, em parceria com a Associação Portuguesa de Produtores de Azeite da Beira Interior, a Confraria do Azeite e a Casa do Azeite, foi apresentado na última semana na Assembleia da República, numa iniciativa que juntou deputados e comunicação social, e onde foram degustados alguns produtos da região.

Para este ano estão previstas diversas atividades, com destaque para os concertos com Jorge Palma e Sérgio Godinho, na noite de sexta-feira, e dos Resistência, na noite de sábado, ambos com entrada gratuita. Mas o programa não se resume à música. Haverá conferências, provas de queijos e azeites e ainda o lançamento do novo doce de azeite, "Os Azeitinhos".

O certame terá como tema de fundo "o azeite na dieta mediterrânica" e constitui o principal certame realizado no nosso país, dedicado a um produto cuja produção nacional, em 2015, foi de 106,6 mil toneladas, o que constitui o terceiro maior registo dos últimos 100 anos.

O presidente Luís Correia considera a Bienal como um evento importante, "onde se irão promover os nossos produtos, com um tema próprio onde serão reforçados os aspetos mais profissionais e técnicos do azeite. Será um certame que nos irá deixar orgulhosos no caminho que estamos a fazer na promoção dos produtos locais". De 1 a 3 de julho são esperadas mais de 60 mil pessoas, num certame que contará com mais de 100 expositores.

COMENTÁRIOS