Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Capela renovada para receber romaria

José Furtado - 04/05/2019 - 9:00

VÍDEO Voluntários pintaram a casa da Senhora de Mércoles a poucos dias do arranque da romaria, que começa no sábado.

Partilhar:

Capela foi pintada por voluntários. Foto José Furtado/ Reconquista

O cheiro da sardinha assada que por estes dias se começa a espalhar pelo recinto da Senhora de Mércoles foi antecedido pelo da tinta.

A poucos dias do arranque da romaria a capela foi recuperando o branco que a caracteriza, graças a um pequeno esquadrão de t-shirt verde.

Os pintores são voluntários e funcionários de uma grande superfície instalada na cidade, que trocaram horas de descanso pelo serviço à comunidade.

Sob o olhar atento da guardiã da capela, cuja amizade ganharam nas horas que passaram nos andaimes, a igreja foi ficando como nova, enquanto em redor já se começavam a erguer tendas, rulotes e os inevitáveis carrosséis.

A ideia nasceu depois de o pároco ter abordado o chefe de departamento da loja.

Em pouco tempo reuniram-se os materiais e criaram-se as equipas, com a participação dos quase 20 funcionários da loja de Castelo Branco.

Como a mesma não tem dia de fecho os voluntários revezaram-se. Celina Silva, a diretora do Aki de Castelo Branco, explica que esta participação insere-se na política de responsabilidade social e ambiental da empresa, que é seguida a nível nacional.

“O nosso principal objetivo é estarmos inseridos na comunidade. Nós não somos profissionais do ramo da pintura mas o que pretendemos é ajudar”, contou ao Reconquista. A empresa não esconde que esta é também uma forma de divulgar a marca mas sobrepõe-se o serviço à comunidade.

“O que mais queremos é que a comunidade reconheça a nossa integração e o nosso envolvimento”, refere a diretora da loja.

A pintura da capela da Senhora de Mércoles é a segunda ação deste tipo que desenvolvem em Castelo Branco, depois de terem criado uma biblioteca na Casa de Infância e Juventude.

“Fomos contactados pela diretora da CIJE que já conhecia este projeto, no sentido de podermos ajudar na construção de uma biblioteca”.

Para além da mão-de-obra contribuíram também com materiais e mobiliário, que também vão reunindo com a ajuda dos fornecedores.

Este tipo de ações é também uma oportunidade para as pessoas que trabalham na loja poderem conviver fora do ambiente de trabalho, reforçando os laços de amizade.

PROGRAMA A romaria de Nossa Senhora de Mércoles começa oficialmente no sábado, dia 4, culimando na terça-feira, dia de feriado municipal em Castelo Branco.

O arranque é dado às 20H00 de sábado com a concentração em Santa Ana e procissão para o santuário.

Nos dias 5, 6 e 7 haverá sempre eucaristia campal às 11H00, seguida de procissão e recitação do Rosário às 21H00.

No domingo e terça haverá alvorada às 8H00, seguida de arruada pela Banda de Tinalhas. Na tarde de domingo atuarão os cavaquinhos de Penha Garcia e as concertinas da Carapalha e na segunda-feira passa por lá a Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco.

Na terça-feira recebe as Adufeiras de Toulões e Miguel Agostinho. A festa termina com espetáculo piromusical às 22H00 do dia 7.

A missa campal que é o ponto alto do programa religioso começa às 11H00 e terá a procissão.

O Reconquista, à semelhança do que aconteceu no ano passado, transmite a cerimónia de terça-feira em direto, através da sua página na internet.

 

COMENTÁRIOS

Jose Antonio Pinheiro
à muito tempo atrás
Estou solidario com o pessoal que pintou a capela ,mas haverá um contra pois os euros que recebem durante os festejos não daram para os melhoramentos???
Julia Saavedra Esteves
à muito tempo atrás
Adorei ouvir esta entrevista e ver que os mais novos aí em Castelo Branco são 5 estrelas ,sai daí a 36 anos que saudades tenho da minha Nossa Senhora de Mercoles pois nasci nesse a alguns anos 😁 parabéns a todos e espero ir aí em breve 😍