Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Castelo Branco. Cultura, associativismo e o futuro!

Helder Henriques - 25/01/2018 - 10:42

No contacto que tenho diariamente oportunidade de fazer com as mais diversas pessoas de diferentes quadrantes políticos, económicos e/ou académicos, a unanimidade emerge quando se fala no dinamismo da cidade de Castelo Branco.

Partilhar:

Helder Henriques, Membro da Assembleia Municipal de Castelo Branco

No contacto que tenho diariamente oportunidade de fazer com as mais diversas pessoas de diferentes quadrantes políticos, económicos e/ou académicos, a unanimidade emerge quando se fala no dinamismo da cidade de Castelo Branco. Todos reconhecem o salto qualitativo e quantitativo da nossa cidade nos últimos vinte anos. Nos diálogos que se estabelecem, colocam-se muitas vezes as perguntas: como se conseguiu? De que modo foi alcançado?. 
Os Albicastrenses sabem que foi um processo difícil mas que, no essencial, passou pela definição de uma estratégia de longo prazo de revitalização da cidade, e do concelho, liderada, num primeiro momento, por Joaquim Morão. Com o Partido Socialista, com Joaquim Morão e a sua equipa, acrescentou-se à cidade de Castelo Branco, e às suas gentes, o orgulho de viver, estudar e trabalhar neste território. Hoje esta realidade tornou-se evidente para todos os Portugueses. 
A partir de 2013, com Luís Correia, na liderança do Município de Castelo Branco, a vitalidade continuou a ser uma característica da nossa cidade e concelho. O autarca apostou na manutenção do que considerava serem políticas acertadas para o desenvolvimento sustentado do município, mas assumiu também novas prioridades no desenvolvimento do concelho de Castelo Branco. Vamos destacar apenas três dimensões deste ciclo político liderado pelo atual presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.  
Em primeiro lugar, a dimensão cultural Albicastrense. Hoje temos um conjunto de equipamentos culturais disponíveis para serem utilizados e visitados, possibilitando à comunidade Albicastrense o acesso a exposições de prestigio nacional e internacional; o Município de Castelo Branco criou uma rede de espaços museológicos, com vista à preservação da memória, que começam a dar frutos na captação de turistas (não esqueçamos o investimento realizado no Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco ou no Museu dos Têxteis, na freguesia de Cebolais de Cima); Castelo Branco tem hoje uma agenda cultural muito forte, capaz de rivalizar, em qualidade, com a maioria das cidades portuguesas. 
Castelo Branco é uma cidade de cultura, memória, que é cada vez mais apetecível e dinâmica!
Em segundo lugar, a dimensão afetiva e associativa. Importa referir, na sequência do que afirmámos antes, que esta dinâmica está ancorada a uma forte ligação afetiva da Câmara Municipal com todos os Albicastrenses. A capacidade da autarquia de conhecer os problemas, de receber todos os que se sentem afetados por qualquer circunstância, e de a resolver, é a base da confiança depositada pelos Albicastrenses no executivo do Partido Socialista! Mas esta confiança, também é conquistada através do trabalho que se realiza junto do movimento associativo Albicastrense. Hoje, as associações sabem que têm na Câmara Municipal de Castelo Branco um parceiro que as apoia criteriosamente e incondicionalmente. Todos sabemos que a dinâmica visível na nossa cidade, e em todo o território concelhio, é fruto de muito trabalho com as nossas associações. A Câmara Municipal de Castelo Branco apoia todas as associações que evidenciem um projeto com qualidade, razoabilidade económica e benefício dos cidadãos Albicastrenses. 
Em terceiro lugar, a procura permanente de oportunidades que beneficiem Castelo Branco.  O executivo do Partido Socialista não está satisfeito com tudo o que já foi desenvolvido até este momento. O Partido Socialista pugna por construir e alcançar todos os dias um concelho cada vez mais desenvolvido, atrativo e mobilizador. É neste sentido que se encontram em fase de projeto e/ou construção o desenvolvimento de obras, latus sensu, que têm como objetivo continuar a melhorar a vida dos Albicastrenses, continuar a mostrar que o Partido Socialista é aquele que colocou as contas do Município em ordem e que utiliza o rigor e a transparência, como recentemente foi demonstrado em estudos académicos, para projetar o futuro de Castelo Branco. 
Castelo Branco é hoje uma cidade com futuro, uma cidade dinâmica, uma cidade de oportunidades! 

COMENTÁRIOS

JJCarvalho de Sousa
à muito tempo atrás
Concordo em pleno com o mencionado.No entanto parece-me que a cidade está a perder terreno no que respeita ao turismo, comparativamente com outras cidades ao seu nível. Os motivos do bordado albicastrense, poderiam, e deveriam servir de mote, para no curto prazo enriquecer a cidade. Refiro-me ao pássaro bicéfalo ao pássaro real e não só, um pouco à semelhança do que acontece em Barcelos/Barcelinhos, com o seu galo. Penso que não se trataria assim de um custo tão elevado para se deixar para mais tarde. É urgente agirmos para não nos distanciar-mos mais pela negativa.