Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Desenhos e poemas reinventam cidade

José Furtado - 25/02/2017 - 10:00

A Freguesia de Castelo Branco juntou João de Sousa Teixeira e Jacek Krenz num projeto que  mostra uma nova perspetiva de locais de sempre.

Partilhar:

As ilustrações estão na Casa do Arco do Bispo. Foto José Furtado/ Reconquista

Um escreve poemas, o outro desenha. Estão juntos no mesmo livro mas só se conheceram no dia da apresentação.

“Castelo Branco: Akwarela&Poesia” é nome de livro e exposição, que a Freguesia de Castelo Branco patrocinou oferecendo à cidade toda uma nova perspetiva dela mesma.

A ideia começou a ganhar forma em 2013 quando a autarquia apoiou o primeiro encontro de urban sketchers, pessoas que têm em comum a paixão por desenharem em cadernos, os chamados diários gráficos.

O traço de Jacek Krenz, um polaco que durante cerca de dez anos deu aulas na Universidade da Beira Interior, destacou-se entre os participantes.

O presidente Jorge Neves convidou-o para uma reunião e foram para a rua procurar os cenários para as aguarelas.

O resultado agradou e muito ao presidente da freguesia, para quem “a beleza do traço ajuda-nos a exaltar o nosso orgulho em sermos albicastrenses”, disse na apresentação da obra.

Feitas as aguarelas pediram ao poeta João de Sousa Teixeira para emprestar as palavras às imagens e este deu um tom de verdadeiro louvor à cidade.

Outro albicastrense, Paulo Veiga, embrulhou tudo através do design gráfico e toda esta conjugação deu um livro e uma exposição únicos.

José Pires encontrou ao folhear “dois poetas e dois pintores”.

O professor, que foi convidado para a apresentar, vê como extraordinário o facto de ser possível “encontrar neste livro aquilo que o albicastrense mais distraído não vislumbra na sua cidade”.

Jacek Krenz regressou à sua Polónia natal há dois anos mas continua a ter muitos amigos na cidade, graças aos urban sketchers.

E encontrou um novo no poeta João de Sousa Teixeira, a ver pelos elogios que lhe dirige.

“Sinto um grande privilégio de ter poemas do grande mestre João Teixeira em cada um dos meus desenhos”.

O poeta retribuiu o gesto. “Fiquei desde logo impressionado com a interpretação dos locais desenhados. Eu se soubesse desenhar fazia assim. Parece que o Jacek sempre viveu aqui”. João de Sousa Teixeira tentou passar para os poemas as suas memórias da cidade.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco ficou contente com o livro, graças ao qual “também aumentamos o nosso orgulho em sermos albicastrenses”.

Luís Correia entende que o caminho de promoção da cultura não é só feito pela câmara municipal, elogiando o papel da freguesia presidida por Jorge Neves.

E quer que Castelo Branco seja cada vez mais uma terra de artistas, o que o levou a desafiar Jacek Krenz para se mudar para a cidade.

As receitas da venda do livro “Castelo Branco: Akwarela&Poesia” vão ser destinadas a uma instituição da freguesia, que será anunciada a seu tempo. A exposição está patente na Casa do Arco do Bispo.

 

COMENTÁRIOS