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Leitores: Castelo Branco. Dia Internacional dos Museus

Hugo Lopes - 24/05/2018 - 11:04

No passado dia 18 de maio, celebrámos o Dia Internacional dos Museus. Tendo em conta esta comemoração, importa refletir sobre os Museus da nossa cidade e do nosso concelho.

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Hugo Lopes

No passado dia 18 de maio, celebrámos o Dia Internacional dos Museus.

Tendo em conta esta comemoração, importa refletir sobre os Museus da nossa cidade e do nosso concelho.
Nos últimos anos assistimos a um forte investimento nesta área e foram construídos e revitalizados vários equipamentos.

Concluída a fase inicial deste projeto cultural e turístico, entramos numa fase de dinamização desses equipamentos e algumas questões têm que ser colocadas: 


Qual a relevância dos Museus na atração turística da região?

Qual a estratégia de gestão e de marketing em vigor?

Qual a estratégia global desenvolvida, para potenciar os Museus como uma atração turística para o concelho?


Analisando alguns resultados recentes, constatamos que muito está por fazer. Obviamente que a sazonalidade pode explicar um nível de atração turística baixa neste primeiro trimestre, mas então quais são os resultados baseados no Turismo?

 


Os resultados do 1º trimestre demonstram que são muito aquém do esperado, e se tivermos em conta que o “motor” da economia nacional tem sido o Turismo, ainda mais medíocres se tornam. 

Analisemos os resultados de dois Museus, um deles considerado um ex-líbris da nossa cidade, o “Museu do Cargaleiro”.

Importa, mais do que ditar palavras, mostrar factos, e na seguinte tabela, constam alguns dados apresentados na última reunião pública do Executivo albicastrense:

Pela sua análise, concluímos que a atual estratégia não serve e que é urgente reinventar e transformar a gestão turística atual, cruzando a Tradição e a Paisagem que temos para oferecer, com os equipamentos culturais, criando uma oferta diferenciadora. 
Pensando de forma positiva, esperamos que nos próximos tempos a cidade e o concelho assumam um papel associado à transformação turística, ao desenvolvimento cultural, com uma estratégia de marketing e de gestão, com objetivos claros, mesmo que para isso seja necessário recorrer a profissionais desta área. 

É necessário publicitar esses Museus a nível nacional e internacional, com campanhas de marketing e publicidade, que apelem à visita e às vivências incomuns que os turistas podem ter durante a sua estadia.
Resumindo, os Museus, através das suas equipas (multidisciplinares), têm que encontrar novas formas de atrair públicos.

Os turistas devem ter a maior comodidade possível, uma receção cuidada e acolhedora, bem como receber a devida orientação durante a sua estadia. Só assim podem ter connosco uma experiência “mágica” e ser um importante canal de comunicação quer nacional, quer internacional. 

Sem dúvida que a implementação de uma estratégia diferenciadora é uma necessidade e a interação dos meios culturais com as atrações do território pode ser o caminho. 

É urgente que Castelo Branco ofereça mais aos seus visitantes! 

 

Vereador do PSD na Câmara de Castelo.Branco

COMENTÁRIOS

jmarques
à muito tempo atrás
Mais um comentário que não gostaram.
Não há meio de acertar com o V/ gosto.