Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Dia Paralímpico no centro cívico

Reconquista - 17/05/2019 - 8:54

Doze modalidades paralímpicas em evidência no programa. João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, marca presença.

Partilhar:

Basquete em cadeira de rodas é uma das modalidades em demonstração no Dia Paralímpico

Castelo Branco é a cidade eleita para acolher o Dia Paralímpico. Este é um dos grandes momentos do calendário do Comité Paralímpico de Portugal (CPP) e tem como ponto privilegiado do programa o centro cívico da cidade albicastrense.

O nosso jornal já tinha dado conta da atribuição deste momento inclusivo à cidade albicastrense. Vai realizar-se a 16 e 17 de maio e é direcionado a toda a comunidade, com enfoque nas famílias e na comunidade escolar. Como explicou o presidente do CPP, na apresentação do evento: “Vão estar representadas doze modalidades e apenas uma, o andebol em cadeira de rodas, não faz parte dos Jogos Paralímpicos. As pessoas vão ter oportunidade de perceber como se praticam, experienciarem e passar a mensagem. Se conseguirmos trazer para a prática desportiva uma pessoa que seja com deficiência já terá valido a pena”. José Manuel Lourenço fala num formato inclusivo e na eliminação do estigma de que uma pessoa deficiente é uma pessoa doente. “Nada disso! Chegam ao mesmo patamar de forma diferente. E têm competências especificamente desenvolvidas. Urge desmistificar essa ideia errada de que as pessoas com deficiência estão impossibilitadas de fazer desporto”.

Vão estar presentes alguns atletas paralímpicos em Castelo Branco, como Mário Trindade (atletismo em cadeira de rodas), Carla Oliveira (boccia) ou o covilhanense Pedro Herdeiro, praticante de snowboard “recentemente chegado ao universo paralímpico”.

Andebol em cadeira de rodas, atletismo, badminton, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, curling, judo, ténis de mesa, ténis em cadeira de rodas, tiro com arco e tiro são as modalidades que integram o Dia Paralímpico, que em 2018 decorreu no Funchal.

Castelo Branco acolhe este evento de forma entusiástica. Isso mesmo foi manifestado pelo vice-presidente da autarquia no início da semana, durante a apresentação do Dia Paralímpico. “É o culminar de um processo iniciado há um ano. Castelo Branco tem resultados de nível internacional no desporto adaptado. Ainda no 25 de abril homenageámos os nossos atletas que foram medalhados nos Jogos Special Olympics”, frisou José Alves. O facto de se tratar de formato inclusivo, “para a comunidade em geral” despertou ainda mais o interesse da câmara em ter na cidade o Dia Paralímpico. “Para que todos fiquem mais identificados com os desportos e para terem a dimensão exata das exigências”, rematou.

 

COMENTÁRIOS