Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco e S. João da Madeira: Germinação à vista

- 28/04/2016 - 9:07

Na inauguração da nova exposição do Centro de Cultura Contemporânea o autarca albicastrense lançou o desafio ao presidente de S. João da Madeira para as duas cidades se geminarem.

Partilhar:

As cidades de Castelo Branco e S. João da Madeira vão geminar-se. O desafio foi feito pelo autarca albicastrense, Luís Correia, durante a inauguração da nova exposição do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco "There is no why, there is no I”, Corpo e Fisicalidade.

A mostra faz parte da Coleção Norlinda e José Lima, em depósito no Núcleo de Arte da Oliva, em S. João da Madeira. Luís Correia aproveitou o facto de ser a segunda vez que obras daqueles colecionadores estarem patentes em Castelo Branco, para desafiar o autarca do norte em "fazer uma ligação mais formal entre as duas cidades, através de uma geminação". Em resposta, o presidente Ricardo Figueiredo aceitou a proposta. "É um desafio ímpar ao qual acedemos calorosamente. É interessante que esta proposta surja no 25 de Abril e apareça com base na cultura", justificou.

Luís Correia lembrou ainda que "Castelo Branco está a fazer uma forte intervenção na cultura e nas artes criativas. S. João da Madeira já fez um trabalho nessa matéria, pelo que nos podemos reforçar a todos".

A nova exposição, inaugurada no passado dia 25 de abril, tem como curadora Raquel Guerra que fez uma visita guiada a todos os que se quiseram associar à inauguração. A mostra constitui uma seleção de obras da sob o tema do corpo e a sua relação com a fisicalidade. No fundo, esta exposição reflete não apenas sobre o aspeto físico e as características do corpo, mas também sobre tudo aquilo que é feito e realizado com o corpo em relação ao mundo que nos rodeia. Compreende-se o corpo não só enquanto forma corporal mas também enquanto forma sensível, que age, reage e atua.

No total estão expostas obras de 52 artistas nacionais e internacionais

Para José Lima, que com a sua esposa, Norlinda Lima, é o proprietário das obras expostas, referiu que "a sua coleção estará sempre à disposição de Castelo Branco. A nossa coleção foi feita com muita dificuldade. Para um colecionador é importante mostrar aquilo que se tem", disse, para depois elogiar a proposta da geminação.

COMENTÁRIOS