Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

IPCB: Eleições abrem guerra entre JSD e JS

Reconquista - 21/03/2018 - 17:19

A JSD diz que houve“ingerência” do PS nas eleições para o Politécnico de Castelo Branco. A JS responde acusando-a de "folclore"

Partilhar:

As eleições para o IPCB motivaram a troca de acusações entre as juventudes partidárias. Foto arquivo Reconquista

A distrital da JSD de Castelo Branco acusa a presidente da distrital do PS de “ingerência” nas recentes eleições para o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

Em causa está uma entrevista de Hortense Martins à Rádio Cova da Beira onde terá assumido o apoio do PS a Valter Lemos na corrida à presidência do IPCB.

O candidato seria derrotado por António Fernandes e dias depois apresentou a demissão da presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco, para a qual tinha sido eleito pelo PS.

A JSD considera este apoio um “atentado flagrante à autonomia de uma instituição pública”, não admitindo que o IPCB “seja usado como peão estratégico para os interesses de qualquer partido político”.

Os jovens sociais-democratas criticam ainda a deputada por ter uma preocupação “poucochinha” com a vida da instituição, nomeadamente em relação ao seu financiamento e captação de alunos e professores.

A JS já reagiu em comunicado acusando a JSD de criar factos políticos através de “folclore” e de estar a ser instrumentalizada pelo PSD.

“A Juventude Socialista enquanto organização coopera ativamente nas orientações políticas da Federação Distrital do Partido Socialista, nesse sentido, nunca e em circunstância alguma foi tomada qualquer diligência pelo PS face a uma alegada tentativa de ingerência ou politização de uma estrutura de ensino superior”, responde a JS.

A federação distrital dos jovens socialistas acusa ainda a JSD de “delírio” de quem “não conseguiu ultrapassar os resultados autárquicos”, lembrando “o desaparecimento” do PSD em Penamacor e na Covilhã.

“Por fim, lembrar àqueles que hoje se assumem como último baluarte da defesa do interior, que ainda faz pouco tempo foram os grandes timoneiros do abandono, esquecimento e empobrecimento do nosso território”, conclui a distrital da JS.

COMENTÁRIOS