Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Encontro desportivo vence orçamento participativo

José Furtado - 10/12/2018 - 12:43

A ideia foi apresentada pela Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco. Orçamento teve seis projetos a votação.

Partilhar:

Junta de Freguesia de Castelo Branco voltou a colocar projetos à votação dos eleitores. Foto arquivo Reconquista

A realização de um encontro de desporto adaptado na cidade de Castelo Branco foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Castelo Branco para 2019.

O anúncio foi feito pela autarquia, que tinha colocado à votação seis dos 14 projetos que este ano foram apresentados a esta ação, que pretende motivar os cidadãos a apresentar projetos para a comunidade e também a escolher aqueles que considera os melhores.

A ideia vencedora foi apresentada pela Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco, que obteve 196 votos.

Segundo os proponentes este projeto pretende proporcionar um encontro “intergeracional de várias atividades desportivas, dirigidas à comunidade local, com especial destaque, as praticadas pelas pessoas com deficiência e doença mental em harmonia com crianças, adolescentes, adultos, idosos”.

Em segundo lugar, com 187 votos, ficou o projeto “Am´art- Amor à Arte”, que pretendia criar “um local para encontro de artesãos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social e/ou exclusão, possibilitando a transmissão dos saberes essenciais ao domínio da arte e ofício”.

Com 124 votos ficou o projeto “Há Vida na Aldeia”, para a dinamização comunitária da freguesia de Castelo Branco “tendo por base a intergeracionalidade entre as crianças do 1.º Ciclo da freguesia de Castelo Branco e os idosos de Lentiscais localidade pertencente a esta freguesia”.

Estes foram os projetos mais votados entre os seis apresentados. Os restantes - todos juntos - somaram apenas oito votos. O projeto vencedor é agora incluído no orçamento da freguesia para o próximo ano, com uma dotação de 10 mil euros. Este valor deverá manter-se em próximas edições.

Este ano a votação foi menos expressiva que nas edições anteriores, com 515 votos registados num universo de 31196 munícipes votantes.

Leopoldo Rodrigues, o presidente da Freguesia de Castelo Branco, reconhece a descida que poderá ser explicada pelo apertar das exigências para votar.

Este ano era necessário dar o nome, o número de eleitor e o endereço de correio eletrónico.

“Quando organizamos a página procuramos que a votação fosse totalmente transparente. A nossa grande preocupação foi que ninguém pudesse votar utilizando o nome de outra pessoa. Presumimos que essa foi uma das razões pelas quais o número de votos foi inferior ao de anos anteriores”, disse o autarca ao Reconquista.

Quanto à divulgação do mesmo junto da população a junta mostra-se de consciência tranquila, referindo que foi largamente publicitada nos meios de comunicação e também através da distribuição de folhetos pelo correio.

Dos 14 projetos apresentados oito foram excluidos e não chegaram a ir a votação, por não se enquadrarem nas competências da junta ou por o seu proponente ser também o executor.

No entanto Leopoldo Rodrigues não quer deixar cair algumas destas ideias, podendo ser a junta a assumir a sua concretização fora do orçamento participativo.

Uma dessas ideias é a utilização de animais domésticos, como os cães, com fins terapêuticos “e vamos agora articular com a pessoa que fez a proposta a possibilidade de a implementar”.

 

Resultados do Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Castelo Branco para 2019

Projeto n.º 1 “ABRIGADOS” – 6 votos

Projeto n.º 2 “SENSIBILIZAÇÃO AO USO DE TRANSPORTES ALTERNATIVOS” – 1 voto

Projeto n.º 3 “GANHE SAÚDE” – 1 voto 

Projeto n.º4 “AM’ART – AMOR À ARTE” – 187 votos

Projeto n.º 5 “ENCONTRO DE DESPORTO ADAPTADO CIDADE DE CB –(IN)DIFERENÇAS EM MOVIMENTO” – 196 votos

Projeto n.º 6 “HÁ VIDA NA ALDEIA” – 124 votos

COMENTÁRIOS