Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Futebol de rua está a ganhar espaço

Artur Jorge - 18/06/2019 - 15:20

Casa de Acolhimento de Jovens, da ADM Estrela, está a conseguir dinamizar o futebol de rua no distrito de Castelo Branco. Projeto envolve várias instituições.

Partilhar:

Responsáveis estão a organizar uma seleção para representar o distrito de Castelo Branco a nível nacional

Castelo Branco, através da ADM Estrela, Instituição Particular de Solidariedade Social que gere e coordena a Casa da Acolhimento de Jovens, está na linha da frente do projeto de Futebol de Rua (FR) em incremento do distrito. Esta variante futebolística, enquadrada no nosso país pela Associação Cais, desde 2004, encontra-se em fase de afirmação e já tem o reconhecimento de instituições como a FIFA e a FPF.

O recente torneio realizado na cidade albicastrense, a 25 de maio, com a participação de nove equipas, constituiu um inusitado momento de mobilização e motivação para dimensionar uma prática direcionada, em primeira instância, a jovens carenciados.

Desde 2015 que a Casa de Acolhimento de Jovens, em Castelo Branco, participa nas fases regionais do FR. Com apuramentos conseguidos para o quadro competitivo nacional. O relacionamento conseguido com as estruturas centrais, levou os técnicos daquela instituição a quererem ir mais além. “Quisermos ser nós a promover os campeonatos regionais, criando aqui uma nova dinâmica”, explica Tiago Machado. Para o Diretor Técnico da Casa de Acolhimento e um dos principais dinamizadores do FR nesta zona do pais, este é um veículo privilegiado de integração, “muito mais que um desporto”.

Ao lado da ADM Estrela, dirigida por José Gomes, encontram-se instituições como as autarquias de Castelo Branco (Câmara e Junta), a Associação Amato Lusitano, através do projeto “Nós com os Outros” e o IPDJ. As partes convergem na importância desta dinâmica. “Todos os dias procuramos fazer mais coisas no âmbito das respostas sociais. Esta viabiliza um contexto de interação. Temos a felicidade de contar em Castelo Branco com uma equipa extraordinária de colaboradores”, destacou num encontro com os jornalistas José Gomes, responsável pela IPSS que de há três anos a esta parte tem a seu cargo a CAJCB.

Da parte das entidades públicas há parecer favorável à consolidação do Futebol de Rua em Castelo Branco. Jorge Pio, da Câmara Municipal, realça o papel que o desporto consegue ter “como veículo de interação entre instituições”. O vereador apoia-se na essência deste programa para vincar que “muitas vezes não são precisos grandes orçamentos nem estruturas para se conseguirem obter valores de integração”. Já Leopoldo Rodrigues, da Junta de Freguesia, recua ao torneio do mês de maio levado a efeito na zona de lazer: “Uma atividade marcante ao nível dos valores relacionais”. A Associação Amato Lusitano, através do programa “Nós com os Outros”, direcionado a crianças e jovens provenientes de minorias étnicas, não pôde deixar de se associar ao FR, pois “inclui valores muito ligados a nós”, frisou na circunstância Daniela Esteves. Pelo mesmo diapasão alinha José Aleixo, da delegação distrital do Instituto Português do Desporto e Juventude: “Tratando-se de um projeto que envolve jovens, desporto, inclusão, ética e valores, não poderíamos deixar de apoiar”.

SELEÇÃO Na sequência daquele torneio de Futebol de Rua, que mobilizou mais de 70 jovens, foi constituída uma seleção que irá representar o distrito de Castelo Branco no campeonato nacional em outubro (22 a 26) na ilha do Faial, nos Açores. Wilson Ferrero, internacional de FR que já representou Portugal numa Homeless World Cup, é o selecionador distrital. Estão convocados os atletas: Alexandre Henriques, Diogo Pereira, João Alpalhão, Paulo Pereira, Pedro Queixinho, Artur, Paulo Gonçalves e Manuel Sargo.

“O desporto é a melhor ferramenta para capacitar os jovens para a vida futura”, remata Tiago Machado, entusiasmado pelo interesse que o Futebol de Rua começa a despertar no distrito de Castelo Branco-

.

COMENTÁRIOS

Joel jesus
à muito tempo atrás
Gostava de participar no torneio ja tenho equipa como posso participar?