Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Ginástica invade o centro cívico da cidade

Artur Jorge - 15/06/2019 - 7:27

A 6.ª edição do festival da Albigym tem sessões às 18 e 21 horas nas ‘docas’. Sporting e Ginásio Clube Português no elenco de participantes.

Partilhar:

Festival decorre sábado, 15, com epicentro nas docas

A 6.ª edição do Festival de Ginástica de Castelo Branco decorre este sábado, com a participação de cerca de 900 atletas, provenientes de todo o país. É uma organização da Albigym-Associação Juvenil, Gimnodesportiva e Cultural Magda Rocha, e terá o epicentro das atuações no centro cívico da cidade albicastrense. Em duas sessões: às 18 e 21 horas os ginastas e classes gímnicas presentes mostrarão as suas coreografias, num espetáculo de movimento, agilidade, música, luz e cor.

Este é, seguramente, o grande momento organizativo da época desportiva da Albigym. A receção às comitivas está aprazada para as 14h00 e o primeiro sinal da envolvência deste evento será dado na piscina praia, durante a tarde, com atividades livres e flashmob: manifestações espontâneas feitas por grupos aleatórios de ginastas, em ambiente público, numa perspetiva de entretenimento e expressão artística.

“É a grande festa da ginástica para todos. Mais uma oportunidade de afirmar Castelo Branco como polo central da ginástica no interior do país. E através do festival incentivar a prática da atividade desportiva”, refere Anselmo Cunha, da Albigym.

Os números do festival aumentam para lá do milhar, se a ele associarmos os 125 treinadores e dirigentes acreditados. Do distrito de Castelo Branco, estarão em ação para além das classes da Albigym, a Associação de Apoio à Criança, Associação Estrela de Três Pontes (Covilhã), Clinibeira, ERID e Escola de Dança Art Kompany. Vêm representações de Fátima, Mangualde, Aveiro, Oliveira do Hospital, Amadora, Sintra, Porto, Loures, Estremoz, Leiria, Almada e Lisboa, entre as quais classes de emblemas de referência da ginástica como o Sporting Clube de Portugal e o Ginásio Clube Português.

A Albigym, recorde-se, é uma coletividade filiada da Associação de Ginástica do Centro e na Federação de Ginástica de Portugal. Desenvolve conteúdos em 11 classes de ginástica de GPT (Ginástica Para Todos) e em quatro de TeamGym, num total de 220 ginastas. Desde há um ano que tem o seu quartel-general instalado num pavilhão da zona industrial de Castelo Branco.

COMENTÁRIOS