Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Jardim do Paço e passadiço são monumento nacional

José Furtado - 03/05/2018 - 16:01

O Conselho de Ministros aprovou o alargamento da classificação que já tinha sido atribuída ao edifício do Museu Tavares Proença Júnior.

Partilhar:

Jardim e passadiço passa a estar mais protegidos. Foto arquivo Reconquista

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, dia 3, a classificação do Jardim do Paço e do passadiço como monumento nacional.

Em comunicado o Governo informa que foi aprovado “o decreto que amplia a classificação como monumento nacional do Paço Episcopal de Castelo Branco, que passa a abranger o Jardim Episcopal e o passadiço”.

O edifício do Paço Episcopal de Castelo Branco, onde fica o Museu de Francisco Tavares Proença Júnior, é monumento nacional desde 1910.

O Jardim do Paço é famoso pelas suas estátuas de granito, que representam os reis de Portugal, estações do ano, apóstolos e os signos do zodíaco, entre outros.

A construção é atribuída ao Bispo da Guarda, D. João de Mendonça, que ocupou o cargo entre 1711 e 1736.

Em 1911 o jardim passa para as mãos da Câmara Municipal de Castelo Branco por arrendamento e em 1919 torna-se proprietária do espaço.

Em 2013 abriu o Centro de Interpretação do Jardim do Paço, por onde se faz a entrada desde então.

Para preservar o património a Câmara Municipal de Castelo Branco avançou com ações como a digitalização das estátuas em 3D.

 

Veja a reportagem do Reconquista sobre a digitalização das estátuas em 3D

 

COMENTÁRIOS