Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Obras tornam Sé mais bonita e acessível

José Furtado - 21/09/2017 - 10:04

Os visitantes com deficiência já podem aceder ao espaço sem terem de pedir ajuda. Intervenção custou meio milhão de euros e vai continuar.

 

Partilhar:

A iluminação cénica é uma das melhorias. Foto José Furtado/ Reconquista

Quem passa agora durante a noite em frente à Sé de Castelo Branco nota algo diferente.

As paredes exteriores, as imagens e os vitrais do templo estão mais destacados graças a uma nova iluminação cénica, com luzes de baixo consumo.

A inauguração desta melhoria foi o “corta fita” de um investimento que ronda os 500 mil euros e cuja melhoria mais significativa pode passar despercebida a muita gente.

Pela primeira vez na sua história, a Sé de Castelo Branco é um espaço acessível a toda a gente, graças à melhoria dos acessos.

“Até estas obras alguém em cadeira de rodas tinha de pedir por favor para poder entrar na sé. Agora, alguém em cadeira de rodas empurra a porta como os outros”, disse o pároco Nuno Folgado na sessão de apresentação dos trabalhos.

O investimento suportado pela Câmara Municipal de Castelo Branco permitiu ainda dotar o edifício de uma casa de banho adaptada a deficientes.

Foram ainda feitas obras no telhado e espaços exteriores.

As obras não estão encerradas.

Já este mês o órgão foi desmontado e levado para Guimarães, onde vai ser restaurando ao longo dos próximos 10 meses.

Luis Correia revelou ainda que assinou um novo concurso de mais 100 mil euros para restauro das obras de arte.

Embora o edifício não seja da autarquia, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco entende que é da sua responsabilidade a valorização do património, que também é da comunidade.

Como visitante de outras cidades “custa-me ver património a degradar-se” e por isso não o quer para a cidade que dirige.

A par destas obras o município está a intervir no corredor desta zona da cidade, com intervenções no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior e no Jardim do Paço.

Em relação ao património religioso da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco falou ainda das obras na igreja do Valongo, que também vai ter uma iluminação cénica, entre várias melhorias orçadas em cerca de 400 mil euros.

Para Luís Correia este apoio à paróquia é também o reconhecimento da sua abertura para acolher concertos e outras atividades abertas a toda a comunidade “e é nessa perspetiva que nós sentimos a obrigação de investir neste património”.

Nuno Folgado reuniu no mesmo agradecimento todas as pessoas que trabalharam na Sé ao longo dos últimos meses, desde quem decidiu as obras aos que martelaram um prego.

COMENTÁRIOS