Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Presidente no concelho entre os aviões e a cultura

José Furtado - 19/05/2019 - 19:30

VÍDEO Presidente da República visitou o festival aéreo e assistiu à condecoração de Maria João Pires em Belgais.

Partilhar:

Marcelo Rebelo de Sousa cumprimentou muitos dos visitantes do festival. Foto José Furtado/ Reconquista

Marcelo Rebelo de Sousa tornou-se este domingo no primeiro chefe de Estado a utilizar o Aeródromo Municipal de Castelo Branco.

O Presidente da República aterrou em Castelo Branco ao início da tarde numa aeronave da Força Aérea Portuguesa, sendo recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia.

Esta visita aconteceu durante o festival aéreo, que o Aeroubi, o Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, voltou a organizar entre a Covilhã e Castelo Branco.

Marcelo Rebelo de Sousa cumprimentou demoradamente algumas das centenas de pessoas que estiveram no festival e falou da sua importância para o desenvolvimento do interior.

“Quando nós falamos daqueles portugais ignorados e esquecidos como são os portugais do interior são iniciativas como estas que fazem a diferença. Fazem a diferença por que criam mobilidade, dinamizam culturalmente, acabam por chamar a atenção e pouco a pouco levam a entender que sem a criação de riqueza fora daquilo que por vezes se chama o litoral Portugal não só não é verdadeiramente justo como o crescimento económico não atinge aquele patamar que todos nós desejamos”, disse aos jornalistas.

Depois de aterrar em Castelo Branco o Presidente da República seguiu para Belgais, na freguesia de Escalos de Baixo e Mata, onde assistiu a um concerto de Maria João Pires e à entrega da Medalha de Mérito Cultural à pianista, pelas mãos da ministra da Cultura.

O semanário Expresso chegou a noticiar no sábado a entrega por parte de Marcelo da Grã-Cruz da Ordem do Infante mas o Presidente da República informou que será entregue a 15 de setembro numa visita a Belgais do corpo diplomático acreditado em Lisboa para assinalar "a projeção de Maria João Pires no mundo".

 

Notícia corrigida às 23H20 com o esclarecimento sobre a entrega da Grã-Cruz da Ordem do Infante

 

COMENTÁRIOS

Rui Pedro Barata Jorge
à muito tempo atrás
Iniciativa muito boa, e a repetir, como sugeriu o Sr. Presidente da República.