Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Rali acelera pela cidade sábado e domingo

Reconquista - 29/06/2018 - 14:32

Sábado e domingo as emoções vão estar ao rubro. Sai para a estrada o Rali de Castelo Branco.

Partilhar:

O melhor rali nas estradas do concelho albicastrense

O Rali de Castelo Branco, sexta prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), realiza-se já este fim-de-semana (30 de junho e 1 de julho). Na noite do primeiro dia chama logo a atenção a espetacular Super Especial Jornal Reconquista, na rotunda da Europa.

A prova vai decidir-se nos troços das freguesias do Estreito/Vilar Barroco, Sarzedas e Santo André das Tojeiras. O início das hostilidades está marcado para as 16H43 de sábado, na Bafareira (17,32 km), depois dos pilotos fazerem a ligação a partir das Docas, no centro cívico da cidade albicastrense. No primeiro dia, os concorrentes fazem duas passagens por aquela especial de classificação e pela da Grade (11,87 km), antes da “city stage” noturna (2,32 km), a partir das 21h15.

No domingo, dia 1, há seis classificativas: duas passagens por S. Domingos (9,12 km, às 9h51 e 13h36), Fonte Longa (14,23 km, às 10h09 e 13h54) e Alvito (17,63 km, às 10h42 e 14h27). O primeiro carro deve chegar à zona da consagração por volta das 15h50.

“As expetativas são altas. Esta é a modalidade rainha e constitui um dos maiores espetáculos desportivos que se realizam na região. Contamos com um grande rali na estrada e milhares de pessoas a assistirem”, salientou na passada semana o líder diretivo da ECB, Luís Dias, para quem o fator segurança é “primordial e fundamental”. É ele que comanda uma extensa equipa com cerca de 300 elementos.

A Câmara de Castelo Branco é a principal parceira nesta realização. Na apresentação do rali, Luís Correia falou de “uma prova com muito significado para o concelho e para toda a região”. E, sobretudo, “um momento de atração e diferenciação para Castelo Branco”.

NOITE A Super Especial Jornal Reconquista é não só o momento mais mobilizador do Rali Castelo Branco, na noite de sábado, como uma homenagem da organização ao nosso jornal e a uma história de décadas a divulgar o desporto motorizado. O Troféu Vítor Serra está em disputa na “city stage” com início às 21h15 do dia 30, em memória do saudoso administrador do Reconquista.

É uma parceria que existe desde que o rali regressou ao principal patamar da disciplina. O formato da Super Especial é o mesmo, num espetáculo de condução desportiva, muita luz e animação. Serão 2,32 km de luta contra o cronómetro, com a saída a ser inversa à lista de participantes. Nomes como Armindo Araújo, José Pedro Fontes, Pedro Meireles, João Barros ou Miguel Barbosa são os últimos a arrancar.

CAMPEÃO O tetra campeão português de ralis e duas vezes campeão do Mundo no agrupamento de Produção, Armindo Araújo, encabeça o cartaz de estrelas do Rali de Castelo Branco, a sexta do CPR. O piloto da Hyundai Portugal marcou presença na apresentação da prova da Escuderia, na tarde do último domingo, e não escondeu os objetivos amplos que tem para esta época de regresso à competição, depois de um hiato de cinco anos de afastamento.

Chega a Castelo Branco com três vitórias nos últimos ralis (Mortágua, Rali de Portugal e Vidreiro), depois dos dois primeiros (Fafe e Açores) terem sido conquistados por Ricardo Moura. Um regresso com sentimento à Beira Baixa: “Foi aqui, no Rali Portas de Ródão em 2000, que ganhei pela primeira vez na minha carreira. Tenho boas memórias e acho que Castelo Branco me dá sorte. É com enorme satisfação que aqui regresso, no rali de um clube tão prestigiado como a Escuderia”, confessou o consagrado piloto no Forum albicastrense.

COMENTÁRIOS

_
à muito tempo atrás
E segurança na cidade? O dia todo a ter os carros dos senhores a passar em frente de minha casa, no centro da cidade, a velocidades ignóbeis para a segurança publica. Os raters que só acabaram as 4 da manha, a acordar toda a casa continuamente durante a noite.
Uma vergonha pela parte de alguns participantes sem respeito pelo descanso e segurança do povo da cidade anfitriã.