Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Sargentos juntam-se para assinalar o seu dia

- 08/02/2018 - 9:00

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) está a comemorar um pouco por todo o país o “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento”.

Partilhar:

A Associação Nacional de Sargentos (ANS) está a comemorar um pouco por todo o país o “31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento”. As comemorações deste ano iniciaram-se em Monte Real (Leiria) no passado dia 25 de janeiro e terão o seu encerramento no próximo dia 17 na Região Autónoma dos Açores com eventos separados nas Lajes, Terceira e em Ponta Delgada e S. Miguel, como a própria ANS revelou à comunicação social.

"Estas comemorações têm também como objetivo debater com os dirigentes, delegados, associados e militares em geral, a situação socioprofissional e familiar dos Sargentos de Portugal, mas também refletir sobre as alterações estatutárias e legislativas que mais afetam este universo de cidadãos e as possíveis formas de resistir, defendendo a Condição Militar", explica a associação.

Para o efeito, foi organizado um jantar num restaurante da cidade de Castelo Branco, no passado dia 2, sexta-feira no qual estiveram presentes algumas dezenas de sargentos de diversos ramos das forças armadas, "a maior parte já fora do ativo", como revelou ao Reconquista um dos participantes nesta iniciativa.

"Tendo como padrão de referência o heroico e patriótico exemplo dos sargentos que já em 31 de janeiro de 1891, não aceitaram o «Ultimatum» imposto a Portugal pela coroa britânica, não aceitaram a degradação das condições de vida dos portugueses, não aceitaram o tratamento discriminatório que se vivia no meio militar da altura, não aceitaram a corrupção, a inoperância e a submissão dos governantes de então e muito menos aceitaram ver uma Pátria velha de séculos ser colocada de joelhos perante as exigências de potências estrangeiras que se diziam aliadas mas que na verdade conduziam Portugal e os portugueses à miséria, à indigência e à perda da sua soberania, temos como obrigação saber olhar o seu exemplo e ser continuadores da sua obra", esclarece a ANS.

"Porque os princípios e valores inscritos na Constituição da República Portuguesa permanecem em vigor, é nosso firme entendimento que a par das demais Leis da República, devem ser firmemente defendidos e respeitados", conclui a mesma informação sobre as comemorações em curso no nosso país.

 

COMENTÁRIOS