Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Turismo reuniu projetos de 90 câmaras em iniciativa nacional

José Júlio Cruz - 27/02/2019 - 14:25

Autarquias e entidades públicas do setor envolveram-se num processo que procura potenciar o turismo com base no trabalho em rede.

Partilhar:

A sessão final decorreu no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco

Os 160 participantes do programa «ALA + T - Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo» procederam à apresentação dos projetos de desenvolvimento para os respetivos territórios durante a sessão de encerramento deste programa nacional que teve lugar no passado dia 20 no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco.

Esta sessão de encerramento contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, e de representantes de mais de 90 autarquias nacionais e entidades públicas do setor. Na ocasião, a governante salientou que "o turismo não é só uma moda, é também fruto de muito trabalho e de muita dedicação ao longo do ano".

Num setor onde a própria reconheceu que "os números continuam a crescer", gerar riqueza nos diferentes territórios é um dos objetivos a seguir no país. "Não há impossíveis e estes projetos aqui apresentados são bem o exemplo disso", referiu Ana Mendes Godinho, para acrescentar que "as autarquias são parceiras imprescindíveis neste trabalho e a nossa ambição num futuro próximo é que este programa seja o início de uma grande rede nacional onde todos trabalhemos em conjunto". "Esta é uma semente que iremos continuar a apoiar, sendo que nesta primeira edição 30% das câmaras municipais já participaram", rematou.

Na qualidade de anfitrião, o presidente do município albicastrense destacou o trabalho do Turismo do Centro e do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT - Turismo e Consultoria) para a concretização deste projeto. Luís Correia sublinhou que "para Castelo Branco foi um enorme prazer participar nesta iniciativa, todos os trabalhos desenvolvidos neste âmbito ajudam a consolidar um setor onde no nosso concelho também estamos a fazer um enorme esforço para crescer".

O autarca salientaria também "a elevada qualidade dos trabalhos e a dedicação que foi imagem de marca de todos os participantes".

Organizados em 19 grupos de trabalho, os 160 participantes do programa apresentaram os projetos elaborados com a coordenação do IPDT - Turismo e Consultoria, sendo que os três melhores vão ser a partir de agora apoiados pelo Turismo de Portugal, como ficou expresso no decorrer da mesma sessão em Castelo Branco.

Os três projetos vencedores foram: DNA – Digital Nomads Adventure (CIM Tâmega e Sousa, CM Amarante, CM Baião, CM Cabeceiras de Basto, CM Mondim de Basto);

O RPTI - Rede Portuguesa de Turismo Industrial (CM Famalicão, CM Santa Maria da Feira, CM Santo Tirso, CM São João da Madeira, CM Vale de Cambra, CM Vila do Conde); e o Portuguese Mills – Rota dos Moinhos de Portugal (CM Águeda, CM Albergaria-a-Velha, CM Nelas, CM Sever do Vouga, CM Vagos).

Ana Mendes Godinho e Luís Araújo tiveram a oportunidade de garantir desde já a realização da 2ª edição deste programa ALA+T – Qualificar para o Turismo que terá início no próximo mês de abril.

COMENTÁRIOS